domingo, 22 de agosto de 2010

GETSEMANI


Comentam os evangelistas, Lucas e Mateus, inclusive João, que como de costume, Jesus saía para meditar e orar no monte das Oliveiras, ou Getsemani, local pouco conhecido -- e eles o acompanharam.

Lá chegando, disse-lhes Jesus: “sentai-vos aqui e vigiai e orai para não cairdes em tentação”, e afastou-se deles um pouco para orar.

Ao voltar Jesus encontrou-os dormindo e pedindo que se levantassem comentou que eles nem por uma hora puderam vigiar, e finalizando disse que era chegada a sua hora. Dizem os apóstolos que ele teria orado ao pai assim: ”Deus, se é de sua vontade, afasta esse cálice de mim ,contudo não se faça a minha vontade, mas a tua.

De fato, chegou lá pouco depois Judas acompanhado de varios soldados. Havia combinado com eles que aquele que ele beijasse seria Jesus, depois ele beijou Jeseus, os soldados deram-lhe voz de prisão e o levaram, sendo tempos depois Crucificado.

As religiões que se formaram ao longo do tempo com base nos seus ensinos, sempre relembram o fato, tão doloroso quanto injusta, a dor sofrida por Jesus na cruz e, com inúmeros eventos, a celebram e enaltecem.

A verdade, porém, é que todos nós, dentro do nosso atual conhecimento da vida, o que mais desejamos é ficar longe de qualquer sofrimento e quando eles aparecem nós fazemos ao contrario do Mestre, pois pedimos com longas promessas, que ele nos seja tirado o mais breve possível.

Mal sabem as pessoas que as dores, os sofrimentos e os problemas da vida, ao conrário do acreditamos, é uma prova para tomarmos o caminho do bem e da Justiça -- que não é o caso de Jesus. Ele se sacrificou pela humanidade.

Como esclarece a doutrina espírita, vivemos inúmeras vezes aqui e em outros planos e de simples e ignorantes vamos sempre nos aprimorando, através de provas e expiações, durante as nossas encarnações.

Assim é quando numa encarnação o indivíduo estraga o veiculo fisico pelo abuso, pelo excesso de alimentacão ou de alcóolicos, embora não apresente sintomas de doenças durante a vida atual elas se manifestam na encarnação seguinte.

Todo pensamento e ação é gravado no perispirito e igualmente as atittudes erroneas dos que se envenenaram, incendiaram, ou fizeram quaisquer crimes contra o si mesmos, desrespeitando as leis de Deus, sendo egoistas, vaidosos, cruéis, adulteros, assassinos. Esses precisam limpar o seu perispirito para merecer um mundo superior, de mais alegria e bem estar. E isso se faz sofrendo todo mal feito ao próximo.

Por isso, não reclame da dor ou do sofrimento. Aceite-os como o remedio salutar para o seu crescimento espiritual. Não recuse o cálice de dor que te foi oferecido. Ele é a salvação dda tua alma imortal.


domingo, 15 de agosto de 2010

AOS EFÉSIOS (2)


Sede uns para com outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos oudros, como também Deus, em Cristo, vos pedoou.
Paulo 8.32

Pela completa ignorância da existência de Deus, os homens sempre se mostraram egoistas, cruéis e cheios de defeitos morais, resultando desse estado uma constante beligerâcia entre os povos.
Séculos atrás, no antigo Egito, houve uma tentativa, feita por Menés de ensinar a
existência de um Deus único, criador de todas as coisas, que foi aceita pelo povo. Mas com o passar do tempo e devido à sua morte, o povo Egípcio voltou a adorar vários deuses. Com o Faraó Akhenaton houve uma novaa tentativa nesse sentido , mas os sacerdotes se interpuseram e acabaram por matá-lo. Na verdade o povo não estava ainda em condições de entender essa idéia.
A terceira tentativa surgiu com Moisés, também no Egito, e devido à oposição do Faraó e à intolerância dos sacerdotes, Moisés coseguiu retirar o povo judeu daquela localidade e depois de vagar por 40 anos no deserto se estabeleceu em definitivo em Canaã.
Meditando sobre Jeová que considerava o único Deus, recebeu dele, no Monte Sinai os dez manadamentos ou como foi chamado, a tábua da Lei, ou seja, um código de comportamento moral para os povos. Esse Código que vigora até os dias atuais, foi assim concebido e ditado a ele:
1) Eu sou teu Deus e não terás outro diante de mim.
2) Não tomarás meu nome em vão.
3) Lembra-te de santificar o dia de sábado.
4) Honrarás teu pai e tua mãe.
5) Não matarás.
6) Não cometerás adultério.
7) Não furtarás.
8) Não dirás falso testemunho.
9) Não desejarás a mulher do próximo.
10) Não cobiçarás nada que seja do teu próximo.
Esses mandamentos não foram destruídos por ninguém, ao contrário, Jesus, séculos depois,veio dar-lhes o verdadeiro sentido, mostrando como vivenciá-lo no dia a dia. Ele ensinou como devemos amar o nosso próximo, como perdoá-o, como sermos bondosos e benignos uns com os outros, como sermos tolerantes, humildes, amar a Deus sobre todas as coisas, devendo os homens dar preferência a essas virtudes, do que a cultos louvando-o.
Para esse fim falou por parábolas que exemplificava as atitudes que deveriamos tomar, como por exemplo: o caso da mullher adúltera, que ele absolveu; p
ara sermos caridosos contou o caso do homem que foi atacado por bandidos e atirado quase morto na estrada; como perdoar as dividas do próximo contou a parábola do rei que perdoou o seu servo; para dizer como se reconhece um pessoa boa, comparou-as a árvores que produzem bons frutos e às más as que produzem maus frutos; para se conquistar o céu contou a parábola do mau rico e outras mais, cada uma destinada a orientar nossos passos na terra.
Apesar da sua imensa bondade e amor pelas pessoas, foi vilependiado, perseguido, traído, comparado com facínoras e finalmente condenado e crucificado. Já na cruz, às portas da morte, pede a Deus que perdoe os seus algozes, sob alegação de que eles não sabiam o que faziam. Renunciou à vida para nos trazer lições imorredouras de paz e amor.
Paulo nos recomenda sermos bons uns para com os outros pois em outras encarnações cometemos erros, praticamos atos aviltantes, sediamos ódio em nossos corações, nos vingamos, perseguimos, mas sempre fomos perdoados pela bondade e misericórdia divina. Por isso devemos refletir e não mais colecionar desapontamentos e mágoas, não guardar ressentimentos, melindres e rancores e viver como Jesus, com compaixão e amor para com o próximo. É isso que paulo quis dizer aos efésios.

sábado, 7 de agosto de 2010

RENOVAR-SE SEMPRE

No Evangelho de Marcos, no cap. 4.3, é contada a parábola em que Jesus compara o reino deDeus, a "um homem que lançou sementes na terra, e dorme, acorda, de dia e de noite, e a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra, por sí só, a produziu."
Paulo, o apóstolo, por seu turno, em carta dirigida aos seus discípulos em Corinto, esclarece que embora o nosso homem exterior se corrompa, o interior se renova dia após dia. A doutrina dos espíritos comprova o fato, ensinando a lei da reencanação, através a qual nós passamos a entender que estamos encarcerados num veículo físico pesado, o corpo, afim de que na vida, desenvolvamos - como a semente que é atirada na terra - todas as qualidades e virtudes em nós latentes. Isso se faz dia a dia, sem que nós percebamos.
A semente se desenvolve porque os elementos que a terra contém, o clima, a chuva, sol, calor, faz com que a semente surja, radiosa, como planta. Essas comparações feitas por Jesus e o apóstolo Paulo de Tarso, são bastante esclarecedoras. Mergulhamos ou renascemos na terra num corpo que se desenvolve no útero materno e, depois de crescer e atingir a sua
plenitude, começa a se deteriorar dia após dia, e disso não nos damos conta, a não ser quando chega a velhice e prevemos a desencarnação. Verificamos aí a enorme modificação que ocorreu em nossa maneira de viver, comparando-a com a da nossa juventude.
O corpo foi se deteriorando dia a dia, mas por outro lado, as circunstâncias em que nós fomos colocados na vida, pobres ou ricos, sadios ou não, as lutas pela sobrevivência, o trabalho, os estudos, as dificuldades, os esforços dispendidos fixaram em nós novos hábitos, maneiras de ver, de pensar, de agir, nos modificou. Somos então outras pessoas.
A vida é por isso um processo renovador do qual não temos como evadir, porque é uma lei da natureza. Se não colocarmos os impecilhos do desânimo, da descrença, da revolta contra as coisas que nos sucedem e tivermos fé e confiança no futuro e nos desígnios de Deus, o tempo fará
com que desperte em nós o espirito imortal. Novas qualidades e aptidões surgirão para compreender a grandiosidade do Ser que nos criou, e fazer com que, devagar, mas seguros, atinjamos as culminâncias intelectuais e morais que nos capacitarão a ver e contemplar as inúmeras belezas do reino celestial.
O que precisamos é nos reeducar pensando que somos imortais, dando tempo ao tempo para que cumpra sua função, nos renovando pelo estudo das leis divinas e pela prática do bem, com constante vigilância dos nossos pensamentos, para que sejam sempre alegres e sadios.

domingo, 1 de agosto de 2010

CORNÉLIO - O CENTURIÃO

Após a vergonhosa e infame condenação de Jesus e seu suplício na cruz, os apóstolos deram início à divulgação da sua doutrina, porém só a faziam entre os judeus, e estes não conseguiam se libertar dos ritos judaicos e das suas idéias seculares. Era um tremendo obstáculo, porque no caso da circunscisão, que causava mais polemicas, embora seja uma coisa simples nas crianças é uma prática dolorosa nos adultos e estava sujeita a infecções.
O plano espiritual para fazê –los compreender o caráter universal da doutrina de Jesus, usou, conforme consta do versiculo 10 do Ato dos Apóstolos, a pessoa de Cornélio, que vivia em Cesaréia, como centurião do Império, ou seja, comandante de uma centúria, ou um grupo de cem homens, mas era uma pessoa caridosa.
Certo dia, quando ele fazia suas orações a Deus, ouviu um espirito chamá-lo e vendo-o este lhe disse:

“Cornelio, as tuas orações e as tuas esmolas subiram à presença do Senhor e Ele lembrou-se de ti. Agora, pois, envia alguns homens a Jope e manda chamar Simão, cognominado Pedro. Ele está hospedado na casa de um certo Simão, curtidor, que se encontra junto ao mar. Ele dirá o que tens a fazer”.

O centurião obedeceu mandando dois empregados e um soldado à procura de Pedro. Eles chegaram a Joppe no dia seguinte, por volta de meio dia. Joppe ficava 45 quilômetros de Cesaréia. Naquele dia, um pouco antes da hora do almoço Pedro retira-se ao terraço para orar e tem uma visão interessante: “viu o céu aberto e um objeto que descia, semelhante a um grande lencol, baixado a terra pelas quatro pontas. Dentro havia todos os quadrupedes e reptéis da terra e aves do céu. Uma voz lhe falou:
-- "Levanta-te Pedro, imola e come”.
Pedro, porém, replicou. De modo algum Senhor, pois jamais comi coisa alguma profana e impura. De novo, pela segunda vez, a voz lhe Falou:
-- "Ao que Deus purificou, não chames profano".
Sucedeu isto por três vezes e logo o objeto foi recolhido ao céu. Nesse exato momento chegaram os homens de Cornélio e Pedro ainda ouve o espirito dizer-lhe: "
-- Alguns homens estão aí à tua procura. Desce, pois, e vai com eles sem hesitação, porque fui eu quem os enviou".
Descendo Pedro ao encontro dos homens disse lhes: “Sou eu quem procurais. Qual o motivo da vossa vinda?" Eles narraram o sucedido. Em seguida convidou-os a entrar e no dia seguinte partiu com eles até Cesaréia, onde Cornélio os aguardava, cercado de parentes e amigos íntimos.
Quando Pedro estava para entrar, o centurião saiu ao seu encontro e prostou-se aos seus pés, adorando-o. Mas Pedro reergueu-o, dizendo:
--”Levanta-te, pois eu também sou apenas um homem".
E, entrando falou com todos que ali estavam.
-- "Bem sabeis que é ilícito a um judeu relacionar-se com um estrangeiro ou mesmo dirigir-se a sua casa. Mas Deus acaba de mostrar me que a nenhum homem se deve chamar de profano ou impuro. Por isso vim sem hesitar e perguntou: por que me chamaste?"
Então Corneliio narrou o que lhe sucedera e agradecendo a vinda, disse:
--"Aqui estamos, pois, todos nós, diante de ti para ouvir tudo o que te foi ordenado por Deus."
E Pedro fez um discurso na casa de Cornélio, começando por dizer:
--“Dou-me conta,em verdade, de que Deus não faz acepção de pessoas, mas que, em qualquer nação, quem O teme e pratica a Justiça, lhe é agradável”.
E com isso foi proclamada a universalidade dos ensinos de Jesus, e cessaram as exigências dos cristãos judaisantes. O apóstolo entendeu a mensagem de que para ser Cristão deve-se amar a Deus sobre todas as coisas, ser justo e caridoso, sem necessidasde de qualquer culto ou ritual.