sábado, 23 de outubro de 2010

A SAÚDE E A ENFERMIDADE


É lamentável que a medicina atual não creia no espírito, somente atendo-se à matéria como causa das nossas enfermidades. Para os males que nos afligem os médicos têm designações próprias tais como sífilis, turberculose, nefrite, câncer etc. etc. Eles, por seu turno, particularmente, dão uma origem específica a cada uma delas, sem chegar a consenso.
Todavia, o que na verdade comanda o corpo é o espírito e suas deficiências obviamente provêm dele. No espiritismo é esclarecido que o ser humano é constituído pelo espírito imortal, pelo perispírito, que é a veste do espirito; e pelo o corpo físico. Esclarece mais, ainda, que o perispírito é semi-material e grava tudo o que o espírito faz, sofrendo ele as consequências desses atos através do corpo -- quer na vida atual ou em futuras encarnações.
No livro "Fisiologia da alma" o espírito Ramatis ensina: a saúde e a enfermidade são produto da desarmonização entre o indivíduo e as leis espirituais que, do mundo oculto, atuam sobre o plano físico. As moléstias, portanto, em sua manifestação organica identificam que no mundo psíquico e invisível aos sentidos da carne, a alma está enferma.
O volume de cólera, inveja, luxúria, cobiça, ciúme, ódio e hipocrisia que porventura o espírito tenha imprudentemente acumulado na presente ou nas existências físicas anteriores, forma um patrimônio "morbo-psíquico", uma carga insidiosa e tóxica que, em obediência às leis de harmonia espiritual, deve ser expurgada da intimidade delicada do perispírito.
O mecanismo ajustador da vida atua drasticamente sobre o espírito faltoso, ao mesmo tempo em que o fardo dos seus fluídos nocivos e doentios vai se difundindo depois pelo seu corpo físico. Materializando-se no corpo físico ele vai alterando os tecidos, deformando órgãos, ou perturbando sistemas vitais, caminhando de forma oculta pelo organismo até atingir a periferia da matéria.
Como se vê, quando surge a moléstia, o indivíduo já vivia mentalmente enfermo. Tudo - saúde e doença - é produto da mente, como dizia Samuel Hanneman, pai da homeopatia.
Isto é fartamente dissertado em quase todas obras de escritores espirituais, e corroborado peleo mentor de Francisco Cândido Xavier, que assevera:
"A grande maioria das doenças têm sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual. Havendo o espirito agido erradamente, neste ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios e distonias que o predispõe à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido."
O que e importante, portanto, para a saúde corporal, embora os materialistas não creiam, é um profundo respeito a Deus e às leis da vida criadas por Ele e divulgadas por seus abnegados mensageiros, como Moisés e Jesus Cristo.
O dia em que os homens aliarem à ciência as recomendações religiosas e cada qual promover a sua reforma no sentido de evitar o ódio, o rancor e, em seu lugar, colocar o amor a todos, amando-se uns aos outros, o mundo será um paraíso.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

ÁRVORES


Os ensinamentos do Mestre Jesus caracterizam-se por sua extrema simplicidade e facílimo entendimento, até mesmo pelas crianças. Suas parábolas buscam sempre as coisas corriqueiras da vida da sua época, vendo-se nelas tesouros de beleza e harmonia. Certa ocasião comparou os homens a árvores frutíferas, as quais sendo más, dão maus frutos e sendo boas dão bons frutos e por isso estas são cuidadas com carinho e amor pelo agricultor. Já as que produzem frutos ruins são cortadas e jogadas fora, pois não servem para nada.

Não há como não entender esta belíssima parábola. Trata-se de homens bons, afeitos a amar o próximo, a produzir o bem, a caridadee espontanea e que são protegidos pelo Criaador, que os receberá de braços abertos em seu reino após a desencarnação. Os maus são os malvados, os criminosos, todos aqueles que contrariam as leis divinas, serão condenados e alijados da alegria e fellicidaade reservada aos bons e sofrerão as consequências dos seus desatinos.

Mas é evidente que a parábola não se restringe únicamente ao homem, mas também a todos aqueles que obram na seara do Senhor de forma coletiva como os grupos, sociedades, políticos agremiações, religiões etc. Todos, indistintamente, serão destruídos, não importando o tempo , por força da lei do progresso, que exige o aprimoramento de tudo e de todos.

A sociedade evoluiu, progrediu, e hoje ela exclui do seu meio os ladrões, criminosos, os vadios, todos que interferem no bem coletivo, mantendo-os encarcerados como feras que são. Ao desencarnarem irão para as trevas interiores, igualmente os que formam grupos contrários ao bem. O homem não nasceu para o mal, mas para o bem.

De outra feita Jesus usou de uma árvore que não dava frutos e que o proprietário mandara o capataz cortá-la porque ocupava espaço inútil. O capataz, porém, solicitou ao proprietário experimentar fazê-la produzir com uma cova ao seu redor, cheia de exterco. Ficam na vinha do Senhor somente os que produzem bons frutos.

Quando, numa encarnação, nada produzimos vivendo na terra inutilmente é preciso tomar medidas drásticas, como sugeriu o capataz. Então, nascemos em ambiente mal cheiroso, cercados de problemas, dores e sofrimentos, o que faz com que para sair dele progridamos.

Numa época nascemos ricos e nada produzimos de bom e em outra nascemos pobres e pelo trabalho, esforço e dedicação, respeito às autoridades e leis, o amor ao próximo, nos aproximamos do Criador.

Isto tudo nos faz recordar a história de Jonas, contada na Bíblia, o qual tendo recebido a incumbência de salvar uma cidade, ao invés de cuprí-la, tomou caminho oposto. Isso o levou a ser jogado fora do navio, numa tempestade no mar e ser engolido por uma baleia. Depois foi condenado a retornar para cumprir fielmente o mandato, o que ele fez.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

SINTONIA


As muitas descobertas feitas pelo homem a partir do século XVIII trouxeram a surpreendente realidade de que o mundo em que vivemos é um reino repleto de raios, ondas elétricas, eletromagnéticas, campos magnéticos e vibracionais, força gravitacional etc. etc. Estamos rodopiando no espaço a uma velocidade espantosa porque o sol, a milhões de quilômetros de nós, com o seu magnetismo, nos atrai e nos leva consigo até um ponto distante do universo e depois volta. Nosso satélite, a lua, é por nós atraida. A eletricidade, que retiramos da lâmina de água, as ondas Hertezianas, a atração magnética, tudo isso está em nossas casas, nos escritórios, na rua, nas fábricas, nos hospitais, no campo e conosco. É o telefone sem fio, o celular, a televisão, a geladeira, as lâmpadas nas portas, na nossa garagem; em todos os lugares existe a aplicação desses princípios.
O nosso mundo apequenou-se, pois diariamente estamos percorredo-o pela TV e usando a internet para conversar com amigos ou fazer negócios com firmas de países longínquos. Visitamos museus que estão do outro lado da terra e ficamos conhecendo melhor este mundo.
O nosso corpo físico é ele também um foco de energias: um turbilhão eletrônico regido pela nossa consciência. Somos instrumentos das forças das quais nos colocamos em sintonia. Se elas são perturbadoras ou edificantes, isso depende exclusivamente de nós, da onda mental em que nos situamos. E como são criadas por nós, somente nós podemos modificá-las, no sentido do melhor se o quizermos.
Hoje estamos vivendo na terra, escola milenar, mais uma vez, aprendendo um doutrina que é ciência, filosofia e religião e nos conduz a copiar o molde do maior indivíduo que passou por este modesto planeta, Jesus de Nazaré, que deixou a lição do amor, que nos une e através do qual podemos ser felizes. E foi Jesus quem nos ensinou a acender e apagar a luz interna que se irradia do nosso corpo.
Quando amamos e ajudamos o nosso próximo, acendemos a nossa luz interior e aumentamos ainda mais esse foco. Igualmente quando perdoamos alguém, estamos desligando o circuito escuro que nos ligava a ele, porque o egoísmo e a intolerância mantém a pessoa em baixa vibração interior. Quando meditamos e oramos ao Criador agradecendo pela vida que nos deu e o mundo em que estamos estagiando, nos conectamos com o seu imenso poder e temos a certeza de que Ele vela por nós e, como seus filhos, nos tornaremos deuses de bondade e inteligência.