quinta-feira, 17 de março de 2011

O UNIVERSO É UMA CRIAÇÃO MENTAL DE DEUS

Tudo o que existe é e foi produzido pela mente e vontade de Deus. A terra em que habitamos nasceu um dia porque Deus desejou criá-la. Tudo o que ela contem, nos mais ínfimos detalhes, desde os microorganismos até o portentoso ser humano, nasceu do seu poder mental. Ele vive no mundo por Ele criado, em cada particular, sustentando e transformando-o ao seu bel talante. O nosso universo - o nosso mundo mental - é criação nossa e ele aparecerá alegre, triste, claro e vistoso, ou negro e apagado, conforme o estado de espirito em que estamos imbuidos em relação a ele. São os nossos pontos de vista em relação a esse mundo que aceitamos e desenvolvemos que faz dele a nossa alegria ou nossas dores. Se ele foi imposto por nós mesmos e o aceitamos sem pensar é irrelevante. O importante é saber que pela nossa atitude mental podemos recriá-lo, reformular aquilo que não gostamos ou criar tudo de novo, de conformidade com os nossos desejos. Podemos, com a aplicação correta do nosso pensamento bem desenvolvido, controlar forças e acontecimentos e fazer do mundo que habitamos o que quizermos. Nós muitas vezes pensamos ser dificuldades ou nuvens negras onde essas forcas atuam. Quando isso ocorrer devemos usar o nosso pensamento e clarear o caminho que trilhamos. Temos que estar bem dentro de nós mesmos, onde quer que estejamos, num casebre ou num palácio, num prostíbulo ou numa igreja, porque não são esses ambientes exteriores que trazem a felicidade ou o desprazer mas a forma como a nossa mente reage e os pinta. Tudo é irreal, nossos pontos de vista é que determinam as coisas, nada é bom, nada é ruim. Tudo se relaciona com a pessoa que vivencia o momento fugidio da sua existência. Se você não gosta de determinada coisa ou situação, depende exclusivameante de voce mudá-la. Ninguém mais.
Você não pode ficar dependente de exterioridades, de muletas.Voce precisa ser voce. E é a sua opinião, o seu ponto de vista a sua certeza de bem estar que determina a sua alegria interior.
Conquistá-la deve ser seu objetivo diário. Treine a sua mente para excluir da sua vida diária tudo o que lhe desagrada. Não aceite a opinião dos outros. Sua vida é a sua vida. Construa-a de forma que bem lhe aprouver e que lhe dará a maior felicidade.

sábado, 12 de março de 2011

CRISTIANISMO VIVO

Consta do Evangelho que um dia, quando Jesus passava, um senhor, ajoelhando-se em frente do Mestre pediu, em prantos, para ajudar seu filho que era lunático e padecia bastante, pois muitas vezes caia no fogo e outras na água, estando sempre ferido. Jesus pediu que o trouxessem e colocou as mãos em sua cabeça, abençoando-o. Ele na hora ficou bom.
Os discípulos perguntaram depois ao Mestre porque eles antes não haviam conseguido fazer isso. Ele respondeu: por causa da vossa pouca fé e acrescentou: se tivesses fé do tamanho de um grão de mostarda diríeis a uma montanha que mudasse de lugar e ela mudaria. Nada nos é impossível.
No caso em foco, o menino não tinha mal físico algum. Era lunático, como asseverou o pai. Atualmente nós chamamos de lunáticas aquelas pessoas cheias de esquisitices, doenças imaginárias e que mudam de opinião de hora em hora. Dependem da lua, como se diz.
Sob o aspecto do espiritismo, são médiuns perturbados por inimigos do passado, que não desenvolveram esse dom e ficaram joguetes dos espíritos atrasados, dos quais se tornaram escravos, como o jovem da parábola. São muitos esses casos e por falta de fé em Deus os pais os levam, na maioria das vezes, a psicólogos e psiquiatras, pelos quais perambulam por longo tempo, sem resultado algum.
Alguns, mais atirados, trazidos por amigos, procuram a doutrina como última tábua de salvação e morrem de medo dos espíritos, dos quais nunca quiseram ouvir falar. E são curados e entram num processo de volta à normalidade.
É de se perguntar o porque disso, quando a maioria da humanidade se diz Cristã e deveria acreditar nos ensinamentos do Mestre. Temos que voltar ao passado. Na época de Jesus, e até quando a igreja se uniu ao Estado, os Cristãos tinham o hábito de se reunir e muitos usavam os dons da mediunidade como o da vidência, da cura, de de receber o espírito santo ouvir a palavra dos espíritos e alentá-los na passagem.
Mas com o tempo, os romanos transformaram o cristianismo numa religião de Estado, que incorporava rituais dos antigos sacerdotes pagãos. A partir de então foram proibidos esses costumes ligados à mediunidade e introduzidos outros como a santa missa, a confissão dos pecados, e tudo o que hoje vemos. Chegou-se ao cúmulo de mandar queimar vivos aqueles que tinham qualquer dom mediunico desenvolvido, como é o caso de Joana D'Arc apenas para citar um. Passaram a ser denominados de bruxos todos os que tinham mediunidade e de demônios os desencarnados. O Espiritismo veio, portanto, para desfazer esse conceito errado da doutrina do Mestre e restabelece-la em toda sua beleza e integridade. Estudar e entender é o dever de todos aqueles que querem progredir com Jesus.

terça-feira, 8 de março de 2011

ORIGEM DAS ESPÉCIES

Charles Darwin, um naturalista do século passado, estudou durante toda a sua longa vida as espécies animais do planeta e publicou o seu famoso livro "A origem das espécies", no qual ele
demostra que no decorrer dos tempos sob ação da seleção natural, os seres cada vez mais tendem a se aperfeiçoar para sobreviver. Na época, a afirmação causou muita controvérsia ente os cientistas, pelo fato de se deduzir que o homem e o macaco tinham ancestrais comuns, o que chocava a muitos.
Embora fosse muito religioso Darwin era também um cientista, um grande pesquisador e, assim, viu o problema apenas do lado da ciência, ignorando completamente a parte espiritual. Mesmo assim, alertou sobre o problema e trouxe muito progresso a humanidade.
A doutrina espírita , que surgiu na mesma época, por ser considerada uma filosofia reliogiosa não teve a mesma aceitação daquela de Darwin. Kardec não contesta os estudos de Darwin, mas
assegura clara e firmemente que os apefeiçoamentos que se processam nos seres são de origem espiritual , não da matéria. Na pergunta 33 do Livro dos Espiritos feita por Kardec ao espirito da Verdade a resposta afirmam, categoricante, que os espiritos são criados simples e ignorantes e se instruem através das lutas e tribulações da vida corporal. Estudos posteriores esclarecem que o espírito passa pelo reino vegetal e animal até atingir o hominal, sendo que sua origem se perde na noite dos tempos. Essa teoria é mais consentânea com a lógica e a bondade porque dá a cada um de nós o dom de se elevar pelo próprio mérito através de provas às quais somos submetidos, em várias e sucessivas encarnações. À medida em que vamos evoluindo, a organização física também se aprimora e o homem comum de hoje, visto sob esse aspecto, é completamente distinto daqueles que viveram em épocas remotas. Hoje eles nos parecem horríveis, as mulheres não tinham o aspecto das atuais e se assemelhavam mais a bruxas. Os homens pareciam ser feitos a martelo, caras quadradas e olhares rancorosos. Os espíritos nos apresentam os habitantes de mundos superiores com figuras radiosas, alegres, exalando bondade e amor e a lógica nos diz quee é isso o que deve ocorrer. A perfeição abrange todos os aspectos do ser fisicos e espirituais. A descrição da figura de Jesus feita por Emanuel, que conviveu com ele, nos mostra o Mestre de uma beleza incomum. Esse assunto mereceu um capítulo especial no livro Obras Póstumas, de Kardec, publicado depois da morte dele.
Por isso, de nada adiantam às mulheres, operações plásticas ou os cremes de beleza, nem aos homens pintar os cabelos ou frequentar Spas para parecerem mais jovens. Isso virá um dia, sem dúvida, quando os homens, praticando as leis de Deus, aos poucos se transformarem em anjos.