terça-feira, 22 de dezembro de 2009

PODE-SE PREVER O FUTURO?

Pessoas demasiado crédulas procuram, por todos os meios, desvendar o futuro, o qual sempre esperam seja promissor, consultando a posição dos astros no espaço, na sequencia das cartas por elas embaralhadas, nas linhas da mão, ou nas posiçao de conchinhas atiradas sobre um tabuleiro. Criou-se uma pseudo-ciência de desvendar o futuro, que ocupa o tempo de muitas pessoas. Não somente se fala sobre o assunto, como também se escrevem livros expondo teorias fantásticas. Às vezes fico pensando quem é o mais ingênuo, se quem as expõem ou quem nelas acreditam?

Se perguntarmos que fruta produz a jaqueira, todos, sem titubear, responderão que é a jaca. Por que, então, para se desvendar o futuro de uma pessoa não se procura em primeiro lugar saber quem ela é, como vive, como pensa, como age na vida? Não tem lógica, a meu ver, indagar dos astros, tão longinquos, o que se espera do futuro, ou crer que cartas, conchinhas ou nas linhas da mão .

Estou querendo dizer que, de certa forma, somos como uma árvore que somente produz o que é capaz de produzir, na realidade. A vida futura de um fumante é clarissima: terá enfisema pulmonar ou cancer, talvez veias entupidas, fraqueza precoce. Vida amargurada. Se for um bebedor contumaz, o figado é o órgão que lhe prejudicará no futuro. Seus familiares terão um belo traste para cuidar. Caso o problema seja o de drogas a falência mental ou o óbito por overdose é o futuro que lhe aguarda sorridente. Os que se consideram um bom garfo, terão que carregar mais tarde uma adiposidade ventral exagerada com todas as suas desagradaveis consequencias. Se cultiva o atletismo sexual o individuo pode esperar tranquilo que esse gasto energético em demasia trará suas dores.

Falamos dos grandes descuidos com a saúde fisica, a qual todos desejam ardentemente, sem falar dos pequenos desleixos higienicos, que também trazem seus males, alguns sérios, como a AIDS .

E o que dizer do ser mental, as vezes tão precário que mora no corpo frágil e perecível das pessoas? O despreparo para viver como ser humano civilizado, a falta de educação religiosa, quantos males nao estara a pessoa semeando no presente.

A prepotência de muitos que teimam desrespeitar as regras padrões de conduta, leis, normas de segurança, no lar e na sociedade, no transito vivencial,, quantos problemas lhe trara o futuro?

Creem muitos - por não acreditarem em Deus - que são muito espertos e roubam, matam, adulteram e cometem as maiores vilanias certos de que não serão punidos. Infelizes é o que serão no futuro, porque as leis divinas os alcançara um dia e sob o peso das mesmas gemerão. E não haverá astro que os livrará disso.

Outros mentem, semeiam desordens, exploram o seu próximo, sem desconfiar que pela lei da reencarnação terão que suportar os mesmos males que aos seus irmãos infringiu. Ninguém sairá da terra enquanto não pagar até o último ceitil, disse Jesus de Nazaré. De fato o mundo está necessitando de uma ciência que desvende o futuro dos homens, Ela porém já existe, pena que, como Carolina na janela, o tempo passou e a humanidade não a viu. mais de um século, em Paris, um discípulo de Jesus, lançou um livro maravilhoso, escrito por mãos divinas, que chamas-se "O Livro dos Espíritos".
Por seu intermédio aprenderá o homem um dia como comportar-se para quer o seu futuro seja o mais glorioso possível. Aprenderá a rever as consequencias das suas açoes e controlar a trajetória do proprio destino; não mais se comportará como hoje o faz, às cegas. Regulando a vida poderá dirigir-se a fins pré-estabelecidos, evitando erros e dores. Fará uma sementeira planificada e não, como hoje, um canteiro no qual não sabe o que nascerá. Dai o gesto infantil de indagar dos astros, das cartas, das conchinhas, o que lhe acontecerás amanhã.
Vós sois da raça dos deuses, dizia Jesus. Nosso futuro é uma humanidade cada vez mais aperfeiçoada rumo a eternidade, a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário