quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Os Discípulos

Todos nós, em cada existência, entramos no barco da vida para que, mediante lutas, trabalhos e experiências, possamos melhorar e progredir espiritualmente. Nsa maior parte das vezes, porém, não conseguimos pescar nada de bom, porque não vemos, na noite da nossa ignorância, as reais finalidades da vida. Nos preocupamos em demasia com a sobrevivência fisica e nos esquecems do outro lado da vida, o espiritual.
Na verdade, só progredimos quando nos deixamos conduzir pela luz divina, que orienta os nossos passos. A convocação dos primeiros discipulos de Jesus é narrada por Lucas no capitulo 5 do seu evangelho de forma genial, o que nos levou a meditar .
Diz ele que Jesus pregava a "boa nova" junto ao lago de Genesaret e teria visto dois barcos e os pescadores, na praia, lavando as redes. Ele pediu então ao pescador Simão que afastasse o barco um pouco da terra, assentou-se nele e ensinava o povo. Terminando de falar, disse a Simão: "Faze-te ao mar alto e lançai vossas redes para pescar".
O ensinamento oculto do texto é visivel. Só conseguimos de fato entender vida longe dos problemas terrenos que nos absorvem, na meditaçao, quando então ouvimos a voz interior. Talvez, assim, possamos avançar e progredir. São inúmeras as duvidas iniciais, mas, se apesar delas, aceitamos a recomendação dos mestres, veremos logo o resultado do nosso esforço.
Conta-nos Lucas que Simão, embora reclamando ter trabalhado a noite inteira e nada conseguido, atendeu a recomendção do Mestre e, estupefato, colheu uma quantidade enorme de peixes, precisando da ajuda dos outros companheiros para recolhê-los. Foi uma pesca maravilhosa, como diz o titulo do relato.
Os beneficios que a pessoa colhe trabalhando na seara do Senhor são inimagináveis! Quando os vê é tomado de profundo reconhecimento e, em arroubos de paixão, arroja-se ao chão, humilha-se e louva a Deus, de coração enternecido. Reconhece os seus antigos erros, como Simão ao dizer: "Senhor, ausenta-te de mim que sou um homem pecador".
Todos observam a profunda mudança que se opera na pessoa renovada pela fé, pois ela se torna outro ser. No relato evangélico é mencionadao que depois disso ele mudou também o seu nome, passando a ser conhecido como Simão Pedro - o pescador de homens.
Na verdade, o crente sincero trabalha para divulgar a todos o reino dos céus que encontrou dentro de si e abandona todos os seus antigos interesses materiais para conseguir os bens do outro mundo - o divino. No relato evangélico. no final, é dito: "E levando os barcos para terra, deixaram tudo e o seguiram".
Isso vem ocorrendo há milênios, com todos os que, no mar tumultuoso da vida, um dia receberam, de uma forma ou outra, o chamamento divino, a principio a contra gosto, mas depois, abandonando tudo seguem Jesus, como novos discipulos do Divino Mestre. Divulgam a sua doutrina salvadora mundo afora, arrostando todas as suas consequências, como o fez Simão Pedro na sua esplendorosa passagem pela terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário