terça-feira, 20 de abril de 2010

O NECESSÁRIO PARA SALVAR-SE


O que é necessário para salvar-se? É ter fé, esperança ou caridade? As três virtudes são importantes, mas a maior delas é a caridade, porque ela é o oposto do egoísmo, do orgulho e está ao alcance de todas as pessoas, sejam elas ricas ou pobres, cultas ou ignorantes. Mais: independe da crença pessoal. Porém, é difícil de colocá-la em pratica.

Indagado por Kardek, o Espírito da Verdade, no Livro dos Espíritos (na pergunta 886), sobre qual seria o sentido da palavra caridade, ele respondeu que é "a benevolência, indulgência para as imperfeições alheias, perdão das ofensas. Tratar os nossos semelhantes como gostaríamos de ser tratados". Jesus, por sua vez, declarou que "devemos nos amar uns aos outros".

O assunto é bem explicado por Paulo, que na carta aos Corintos, ao perceber que a comunidade dava preferência a determinados médiuns. Então fez um hino a caridade, que diz:

"Ainda que eu falasse línguas, a dos homens e a dos anjos, se eu não tivesse caridade, seria como o bronze que soa, ou como um címbalo que tine. Ainda que eu tivesse o dom da profecia, o conhecimento de todos os mistérios e de toda ciência, ainda que tivesse toda fé, a ponto de transportar montanhas, se eu não tivesse caridade eu nada seria. Ainda que eu distribuísse todos os meus bens aos famintos, ainda que entregasse o meu corpo às chamas, se eu não tivesse caridade , isto de nada me adiantaria. A caridade é paciente, a caridade é prestativa, não é invejosa. Não ostenta, não incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura o seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê. Tudo espera, tudo suporta. A caridade jamais passará. Quanto às profecias, desaparecerão. Quanto às línguas, cessarão. Quanto à ciência também desaparecerá, pois o nosso conhecimento é ilimitado e limitada é a nossa profecia. Mas quando vier a perfeição o que é limitado desaparecerá".

Fora da caridade não há salvação é o lema da doutrina dos espíritos, pois ela é enaltecida por todos os espíritos de escol que ajudaram Kardec na compilação do Livro dos Espiritos, conforme se vê no Evangelho. É importante compreender issso, pois todas as religiões se dizem salvadoras dos homens.

Na verdade ninguém está perdido, sem salvação, porque as leis divinas são sábias e protegem a todos, sem distinção. Todavia o caminho mais curto para se chegar à perfeição, a Deus, é a prática da lei de justiça, de amor e caridade, sendo esta última a mais difícil de ser cumprida por nós, porque ela abrange todas as relações com nossos semelhantes, inferiores e superiores.

Em "Palavras da vida eterna", explica Emannuel que "salvar-se" não é subir ao céu com as alparcatas do favoritismo religioso, mas sim, converter-se ao trabalho incessante no bem, para que o mal se extinga no mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário