terça-feira, 17 de maio de 2011

S E R V OS

Ora, o servo não fica sempre na casa,
mas o filho fica. (João 8.13)


No capítulo 8.13 do seu evangelho, o apóstolo João menciona o diálogo do Mestre com os Judeus, que consideravam inválido o testemunho de que Jesus era filho de Deus e de que quem nele acreditasse conheceria a verdade e que esta os libertaria. Eles retrucaram dizendo que não eram escravos, mas filhos de Abraão. Disse-lhes então o mestre que eles deveriam praticar as obras de Abraão e não querer matá-lo, aduzindo: quem comete o pecado é escravo dele e não fica na casa do Pai, mas só o filho permanece sempre na casa. Não só os pecadores de todos os tempos, aqueles que ignoram Deus e desconhecem suas leis, os bandidos, os criminosos, estao submetidos como escravos impossibilitados de viver livres na casa de Deus, mas também aqueles cujos hábitos imorais e vícios físicos, os que prejudicam ao seu próximo e a si mesmos pelos pseudo prazeres que gozam numa vida inconsequente, egoísta e viciosa. Enquanto a pessoa permanece neles é escrava e lhes deve obediência, como a um dono dos quais são servos. O fumante é escravo do tabaco como o alcoólatra é da bebida e o viciado da droga, porque estão submissos a eles. Quem comete algum erro perante a vida, prejudicando seu próximo, fica escravo dele e só se libertará quando tiver ocasião de desfazer esse erro.
Na vida moral o indivíduo pode ser escravo de preconceitos pela maneira errada de encará-los. Os farizeus perseguiam Jesus por que eram escravos das leis mosaicas e repudiavam Jesus porque não entediam as lições libertadoras dos ensinos do Mestre que procurava mostrar-lhes que somente o amor salva as pessoas de serem escravas, porque perdoa os erros do seu próximo e o vê como irmão e, portanto, se coloca na casa do Pai e torna-se um liberto.

O manter no espirito mágoas, ciúmes, inveja, rancores fanatismo religioso, dogmático, egoísta, maldoso, é proprio de espíritos atrasados, mal informados das leis de Deus que estabelece que todos somos irmãos porque seus filhos.
A casa do Pai é desprovida de escravos, mas abriga seres já libertos das contingências terrenas, dos erros e equívocos, vícios e pecados, como Jesus esclareceu.
Assim para alcançar o titulo de filho de Deus mister se faz submeter-se aos seus desígnios, e o primeiro é amá-lo e ao seu próximo. Aqueles que esperam retribuição por seus atos, seja qual for a sua formaçao religiosa, não podem ser considerados, por enquanto, filhos de Deus, porque falta-lhes ainda o necessário desprendimento das coisas da terra, inclusive os que possuem riquezas materiais e gozam do bem estar, mas são incapazes de agir com bondade e amor para com o próximo, preocupando-se mais com os seus interesses particulares do que com colaborar com a obra divina melhorando-se.
Muitas vezes nem sequer agradecem a Deus pelo dom da vida e da situação privilegiada, pois desconhecem sua a paternidade, negando-a. Mas somente os escravos esperam pagamentos, os filhos não porque já vivem na casa do Pai, usufruindo do seu carinho e amor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário