sábado, 7 de maio de 2011

O FILHO DO HOMEM


Jesus denominava-se a si mesmo como "Filho do homem" expressão ate hoje mal compreendida. Ela foi usada pelo profeta Ezequiel ao tempo do rei Nabucodonosor, da Assiria, quando recebeu dos espiritos superiores a incumbência de chamar a atenção do povo de Israel, que se afastara da obediencia ás leis divinas recebidas por Moisés.

O fato está descrito na Biblia da forma seguinte: "e vendo isso
, cai sobre meu rosto e ouvi a voz de quem falava." "Filho do homem põe-te de pé, e falarei contigo." "E então entrou em mim o espírito quando falava comigo, e me pôs em pé e ouvi o que me falava. E disse-me:"Filho do Homem, envio-te aos filhos de Israsel, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais prevaricaram contra mi, até este mesmo dia.Violaram até hoje, eles e seus pais, a aliança que eu com eles fiz. (Ezequiel 1:28 2:1 2:2)

Evidente, pois, que Ezequiel ouviu a voz do Eloim da raça Hebraica, comunicando-lhe que seria enviado diante daquele povo que abandonara a aliança que ele fizera quando o retirou do jugo egípcio. No Livro Exodos está descrita assim essa aliança: "Eu sou o Senhor teu Deus que te tirei das terras do Egito, da casa de servidão não terás deuses estrangeiros diante de mim, não farás para ti imagens de escultura, nem figura alguma de tudo o que há em cima do céu, e do que há embaixo ds terra, nem das coisas que haja nas águas, debaixo da terra. Não adorarás e nem lhes dará culto". E prometeu em seguida, enquanto assim o fizesse, ampará-lo e ajudá-lo, como está bem explicado na Bíblia. Profanando o nome de Deus, mediante práticas idólatras e desligando-se assim da proteção divina, um grande perigo os ameaçava. A missão de Ezequiel era a de, em nome desse Deus, adveretir-lhes, dizendo: "Vem o fim! O fim vem sobre os quatro cantos da terra." (Ezequiel 7.1)
Essa missão que parece simples, de somente dar uma mensagem de alerta, no entanto conforme alertou o próprio espirito, graves consequências traria a ele, Ezequiel, como arauto
divino. Eles te preparam grilhões, acorrentar-te-ao e dali não sairás (idem 3:5). E mais, que
seria ferido, maltratado e humilhado e tudo lhe seria tirado. A profecia, como bem sabemos hoje, se concretizou na íntegra.

O povo de Israel não ouviu o profeta e o maltratou. Durante muito tempo, Nabucodonosor cercou a cidade e finalmente, os que se salvaram da morte foram feitos escravos e levados, acorrentados a Nínive, na Assíria. A missão de Jesus assemelha-se à do antigo profeta. Conclama o povo ao respeito das leis divinas. Estabelece o amor nas relaçoes humanas, ensinando a pratica do perdão das ofensas.
Advertiu que sem amor a Deus e ao próximo estariam fadados, após o desenlace, a vales de sofrimento e dor. Também ele foi maltratado e humilhado e finalmente crucificado. A expressão "Filho do Homem" seria, pois, a missão daqueles que em nome do Senhor advertem o povo e o conclama ao respeito às suas leis. Jesus confirmou isso várias vezes no decorrer da sua pregaçao Veja-se, por exemplo neste caso: "não tenho falado por mim mesmo, aquele que me enviou foi quem me prescreveu, por seu mandamento, o que tenho a dizer. A doutrina que prego não é minha, mas daquele que me enviou, a palavra que tenhho ouvido não é palavra minha, mas de meu Pai, que me enviou."
O que aconteceu após a advertência de Ezequiel, repetiu-se em Israel, após a crucificação de Jesus. No ano 7o da era Cristã os romanos, comandados por Tito, tomaram a Palestina e
arrasaram Jerusalem e o seu Templo, dispersando-se os judeus pelo mundo afora. É importante recordar esses fato, porque, agora, a advertêcia dos espíritos superiores, prepostos de Jesus, vem por intermédio dos médiuns, e se dirigem não a um povo circunscrito mas a toda humanidade. É claro que, ouvindo os espíritos, os médiuns não se consideram, como ponderou Kardec, de natureza excepcional mas apenas instrumentos pelos quais os espiritos se servem para alertar para o cumprimeto das leis de Deus, sempre ignoradas. E se for verdadeiro o que dizem, os rebeldes, os que após dois mil anos ainda recalcitram no mal, serão transferidos, ao desencarnarem, para mundos ainda mais atrasados do que a Terra, onde os esperam sofrimentos e dores. O aviso está sendo dado, e Oxalá tenham ouvidos de ouvir as meigas advertências do "Filho do Homem" que agora se repetem, sob todas as formas, em todos os quadrantes do mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário