quinta-feira, 25 de agosto de 2011

DOUTRINA DOS ESPÍRITOS


Todos nós sabemos que a maioria das religiões derivam de revelações; sendo a primeira a de Moisés, que trouxe a idéia de um Deus único, por ele denominado de Jeová, o qual diz ter recebido, no Monte Sinai, os dez mandamentos da sua lei. A segunda revelação é a de Jesus de Nazaré, que nos ensinou a amar e a exemplificar durante a vida os mandamentos da lei.
Revelar significa fazer ver o que parecia oculto. É ensinar, apresentar os fatos de modo que se possa entendê-los. O professor, os cientistas, os missionários, todos são reveladores porque algo que não se compreendia eles ensinaram a entendê-lo.
A nossa ciência atual é obra de séculos de trabalho de uma infinidade de pessoas que contribuíram para isso, são reveladores, são cientistas. Eles mudaram com suas idéias a antiga concepção do universo.
Antigamente as pessoas achavam ser a terra uma plataforma, e como viam o sol nascer de um lado e se por do outro, acreditavam que ele rodava em torno da terra. Como não viam a vaporização da água, achavam quer era Deus que a mandava e para tanto faziam promessas e procissões. Tudo aquilo que não tinha explicação chamavam de milagre.
Hoje existem duas correntes de idéias, uma materialista, que pretende explicar a origem do universo pelo e estudo da matéria e os espiritualistas, que admitem ser o universo obra de Deus.
O espiritismo pode ser considerado a terceira revelação porque da uma explicação para os mandamentos da lei trazidos por Moisés e luzes para os ensinamentos de Jesus, dando a conhecer o mundo invisível no meio do qual vivemos sem o saber, o mundo dos espíritos.
Os princípios da doutrina foram codificados por Allan Kardec, um sábio Francês que, na procura das leis que regem o magnestismo, deparou-se com as mesas girantes, comum em Paris na época dele -- um fenômeno que e consistia em fazer pequenas mesas se movimentarem com a colocação das mãos de várias pessoas sobre cada uma delas. E foi que, aprofundando-se no estudo desse fenômeno, encontrou o mundo invisível, habitado pelas almas das pessoas mortas.
Usou a maneira Socrática na formulação das perguntas e o princípio científico: só aceitar como verdadeiros os fatos que pudessem ser comprovados e assim chegou ao mundo dos espíritos. As leis por ele proclamadas não são de sua autoria mas ditadas pela maioria dos espíritos que ele ouviu por intermédio de médiuns. Não é obra de uma pessoa mas de origem divina, pois sua codificação foi orientada pelo Espírito de Verdade mecionado nas escrituras por Jesus Cristo. Os princípios da doutrina espírita -- como as leis de causa e efeito, das reencarnações e as demais -- resolvem uma infinidade de problemas vivenciais como a pobreza a riqueza, mortes prematuras, injustiças, doenças de nascença e outras que nem a ciência nem mesmo as religiões explicam.
É uma doutrina de vanguarda e surgiu porque o planeta deverá passar por transformações e não mais abrigará os espiritos rebeldes e contrários as leis divinas, os bandidos que roubam e matam e os que semeiam o ódio e promovem guerras.
É tempo de reinar paz entre os homens na terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário