quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O GRÃO DE MOSTARDA


"O reino de Deus é semelhante a um grao de mostarda que um homem tomou e lançou no seu campo, o qual grão é na verdade o menor de todas as sementes, mas depois de crescida é a maior das hortaliças e faz-se árvore de tal modo que as aves do céu vem pousar nos seus ramos.
Jesus

A parabóla feita por Jesus é de uma beleza sem par. Poucas palavras para dizer tudo que devemos saber. Somos espíritos eternos, nascidos simples e ignorantes, executando nossa trajetória evolutiva e ao completá-la estaremos no reino de Deus.
É como o grão dee mostarda da parábola. A medida que se amplia o nosso conhecimento do universo, vamos nos tornando um foco de luz que ilumina em seu redor, ajudando os que participam da nossa vida e se encontram em atraso mental e espiritual. Não nos preocupamos mais com as coisas mundanas, mas procuramos saber cada vez mais, louvando o nosso Criador.
Para ilustrar melhor a parábola calha bem a historieta contada por Malba Tahan num dos seus lindos livros. "Um jovem sapateiro adquiriu de um vendedor de quinquilarias um pequeno livreto que atraiu sua atenção por causa do titulo. Chamava-se "O tesouro de Bresa". O prólogo dizia que aquele que fosse capaz de decifrá-lo encontraria um imenso tesouro. Era escrito em vários idiomas e tinha problemas de matemática, álgebra, astronomia, medicina, religião, geografia, tornando-se difícil a cada página. Para decifrá-lo o jovem sapateiro precisou estudar matemática, idioma, álgebra e outras matérias para seguir as indicações do livreto.
Mas, na medida em que foi estudando, sua vida também foi mudando. Tornou-se professor de matemática, fazia traduções de línguas idiomas, tornou-se consultor jurídico e, assim, pelos seus reconhecidos conhecimentos em várias áreas do saber, chegou à velhice admirado pela sua vasta sabedoria e cultura. Chegou a tornar-se conselheiro do rei do seu país.
Todavia, estava sempre a consultar o livrinho e a estudá-lo. Uma ocasião o rei indagou o que dizia aquele livreto que ele tanto estudava . Ele contou que o livreto indicava o caminho de um tesouro, e que ele procurava decifrá-lo desde a mocidade para achá-lo. O rei sorrindo disse: "Meu caro amigo, voce já tem o tesouro, cujo caminho o livro indicou. Veja que se inverter as sílabas do titulo verá que "bresa" significa "saber". Você o obteve com os estudos a que se dedicou durante a vida.
Adquirindo sabedoria nos tornamos um foco de luz aos demais como Jesus, que nada posssuia a não ser seu saber e bondade que ilumina o caminho de nossas vida nos ensinando a viver. O saber é como o grão de mostarda, cresce sempre e se torna grandioso e sob ele as pessoas se abrigam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário