sexta-feira, 6 de julho de 2012

AS PALAVRAS

                                                                           
Tudo o que fizerdes, na palavra e na ação, fazei-o em nome de Jesus.
Tiago

A palavra é um dom divino, por meio do qual as pessos se comunicam e se entendem, trocando idéias, conhecimentos. Isso promove o progresso material e espiritual dos homens. Poderíamos dizer que é um código que foi adotado por várias raças e regiões da terra, a partir do aparecimento do homem.
É ensinando assim que a criança começa  crescer e pode comunicar-se com os seus pais e dizer o que quer: se sente frio, fome, calor etc. 
As palavras firmam o idioma que, todavia, não é de caráter mundial, mas regional -- e aí estão as dificuldades de as pessoas que vivem em regiões diferentes se entenderem. Isso sempre ocorreu. Já existe projeto de idioma internaciona neutro, para uso em viagens, congressos, e turimo.
Alguns idiomas são mais aperfeiçoados de que outros, por possuirem mais recursos para explicar melhor o pensamento dos indivíduos. Outros são pobres e uma palavra, muitas vezes, pode ter vários significados e não expressar exatamente o que se quer dizer. 
O uso da  palavra denota o grau de aperfeiçoamento de quem fala. O linguajar de um aldeão difere do usado por um citadino e também mostra o grau e civilização da pessoa, quando fala obedecendo as regras gramaticais ou usando palavras chulas ou gíria. 
A palavra pode ainda refletir o estado emocional das pessoas e seus interesses.
As pessoas comuns,  na vida diária, comentam as atividades das outras, sem  qualquer benefício e criam problemas, numa estúpida perda de tempo. E uma multidão de pessoas fica a comentar os eventos politicos, os resultados esportivos, falam sobre cinema, carros e umas infinidade de coisas sem valor prático, que possa gerar bem estar dos outros. 
Os sábios, os professores, cientistas, jornalistas são folrmadores de opinião, quando falam de suas idéias.
A palavra é um dom precioso, mas nem todos respeitam e dão o devido valor a ela, enganando-se mutuamente. Devemos ser fiéis a ela e agir conforme a recomendaçao do Apóstolo Tiago.  
Napoleão Bonaparte falava com veemencia e sua eloquência induziu o povo a uma guerra que matou milhares de pessoas. Usou mal esse dom divino. 
Da mesma forma agiu Hitler. Com palavras inflamadas convençeu seu povo que eram de raça superior, invencíveis. Com essa ideia matou seis milhões de judeus, além de promover um guerra com  todos os demais povos da europa. Mestre Jesus, ao contrário, falou do amor que deve unir a todos como irmãos. Ensinou que devemos ter paciência e confiança nos desígnios de Deus e trouxe paz e alegria a um povo repleto de angústias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário