quarta-feira, 4 de julho de 2012

CONSTANTINO


Na época do imperador Constantino a religião oficial de Roma era o culto de adoração do Sol Invictus, ou do Sol Invencível, do qual ele era o Sumo Sacerdote. 
Infelizmente para ele, Roma estava passando por uma revolução religiosa, cada vez mais intensa. Três séculos depois da crucificação de Cristo, seus seguidores haviam se multiplicado bastante. Os Cristaõs e os pagãos começaram a lutar entre si e o conflito chegou a proporções tais que ameaçou dividir Roma ao meio. Constantino viu que precisava tomar uma atitude. 
No ano 325 ele resolveu unificar Roma sob uma nova religião. Enxergou a ascensão do Cristianismo e apostou nele. Os historiadores se admiram da eficiência demonstrada por ele ao converter os pagãos adoradores do Sol em Cristãos. Fundindo símbolos, datas, rituais pagãos com a tradição cristã em ascensão, ele gerou uma espécie de religião híbrida, aceitável por ambas as partes. Os vestígios da religião pagã são inegáveis. Os discos solares egípcios tornaram-se as auréolas dos santos católicos. Os pictogramas de Ísis dando o seio ao seu filho Horus, milagrosamente concebido, tornaram-se a base para as modernas imagens da Virgem Maria com o menino Jesus no colo. E praticamente todos os demais elementos do ritual católico - a mitra, a doxologia, a comunhão e o ato de comer Deus - por assim dizer -  foram diretamente copiados das religiões pagãs antigas. Nada é original no Cristiamismo. O Deus pré-cristão - Mitras, chamado de filho do sol e a luz do mundo - nasceu no dia 25 de dezembro. Morreu e foi enterrado em um sepulcro de pedra e depois ressucitou em 3 dias. Aliás, o dis 25 de dezembro é  tambem o dia de celebrar  Osíris, Adonis e Dionisio. O recém-nascido Krishna recebeu ouro, incenso e mirra. Até mesmo o dia santo semanal dos Cristãos foi roubado dos pagãos. Antigamente a cristandade celebrava o sabá judeu no sabado, mas Constantino mudou isso para o dia que os pãgaos veneram o Sol. Por isso o domigo é chamado Sun Day. Durante a fusão das religiões pagãs, Constantino precisou reforços e para isso promoveu a famosa reunião ecumênica conhecida como o Concílio de Nicéia. Nela, muitos aspectos do Cristiamismo foram debatidos: a data da Páscoa, o papel dos bispos, a administraçao de sacramentos, além da divindade de Jesus, pois até aquele dia Jesus era visto como um simples mortal. Para lançar as bases fundamentais para a unificação do império e poder do Vaticano ele sufocou a mensagem humana de Jesus, envolvendo-o com um manto de divindade.Tomou ele tambem uma iniciativa ousada: mandou fazer uma Biblia nova em folha. Omitiu o Evangelho que falava do aspecto humano do Cristo. Os evangelhos anteriores foram considerados heréticos, reunidos e queimados. A partir daí os Cristãos só poderiam se redimir através da Igreja Católica Romana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário