quarta-feira, 19 de maio de 2010

A PREGAÇÃO

Não deis aos cães as coisas santas.
Jesus

Certamente ninguém cuidará de abrir o seu coração em confidências íntimas aos seus mais encarniçados inimigos e muito menos alimentará as alimárias que possui com os pratos finos e saborosos da sua própria mesa. Seria um contra senso. Em tudo devemos respeitar a medida das coisas, demonstrando sempre equilíbrio e bom senso.
Devemos trocar confidências e demonstrar nosso amor e carinho àqueles que nos possam compreender e retribuir, com atos, as provas de amizade e amor que lhes ofertamos. Devemos convidar para sentar-se conosco à mesa aqueles que saberão apreciar as iguarias que lhes entregamos para saborear.
Dentro desse mesmo princípio, seria desperdiçar nosso Latim e nosso tempo e uma tremenda falta de tino se, a título de salvar almas pecaminosas, fossemos pregar lições evangélicas nos prostíbulos. As pessoas, nesses locais, viciadas e debochadas, além de não nos compreender absolutamente, iriam nos envergonhar e nos destruir com suas atitudes, gestos e palavras obcenas.
Devemos ensinar o Evangelho, é verdade, mas não podemos ser imprudentes. Jesus procurava nas sinagogas as ovelhas desgarradas da casa de Israel, não na rua. As condições de vida hoje sao outras, por isso seria desperdício de tempo e tomado a conta de louco aquele que saísse pelas ruas convocando as pessoas ao arrependimento e pedindo que se amasem umas as outras fraternalmente, como fazia João Batista às margens do rio Jordão
Da mesma forma, seria muita infantilidade do aprendiz do Evangelho querer divulgá-lo nas altas rodas da sociedade, aos ricos, aos politicos, aos detentores dos poderes terrenos. Essas condições transitórias não os habilitam ao entenedimento do amor fraterno, muito ao contrário.
Todavia, o aprendiz deve divulgá-lo diariamente, a todo instante, onde quer que esteja, não com palavras, mas com exemplos de amor, de fraternidade, de honradez, de justiça, porque somente o exemplo fala ao coração e ao intelecto de quem deseja sinceramente transformar-se para o bem.
Devemos usar os locais próprios para cada fim. Assim como a oficina é local de trabalho, a igreja, é de oração, mas o mundo é onde devemos praticar o amor ao próximo ensinado por Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário