sexta-feira, 28 de maio de 2010

IMPEDIMENTOS


Quando a mãe carinhosa e previdente coloca uma cadeira na porta da cozinha para evitar que o filhinho, que ainda engatinha, entre, ela o faz para que ele não se queime no fogão aceso, não derrame sobre si água fervente da chaleira, ou não apanhe a faca de sobre a mesa, ou não mexa em produtos químicos debaixo da pia. A criança, é claro, não gosta desse impedimento e chora, se esforça para entrar. Mas a mãe sabe o que faz, pois a criança, ingênua, não tem ainda capacidade de visualizar os perigos a que estará exposta se entrar naquele ambiente.

Ora, se nós, seres ainda atrasados, agimos assim por amor aos nossos filhos, porque não esperar o mesmo procecimento da Divindade Eterna que nos criou e orienta os nossos passos no caminho da eternidade? Por essa razão a vida de cada um de nós está cheia de impedimentos, colocados por mão amorosa que procura evitar que nos magoemos nos caminhos da vida.

Vemos, ao nosso lado, a maioria das pessoas impedidas de ter acesso às riquezas, sendo obrigadas a severa disciplina para ganhar o sustento de cada dia. Muitas choram, esperneiam, fazem loucuras incríveis para obtê-la, mas não conseguem. Se isso ocorre é porque a riqueza, em suas mãos, seria um veículo de queda espiritual. Na dificuldade, o orgulho, a prepotência, a preguiça, a falta de ordem, a crueldade não tem condições de crescer.

Outros indivíduos, desde criança, estão impedidos de gozar boa saúde e se vêem obrigados, assim, a pensar no corpo físico a vida inteira e cuidar dele quando nascem surdos, mudos, cegos, defeituosos ou com moléstias congênitas incuráveis.

Inúmeras mulheres estão impedidas de ter acesso ao casamento, que lhes daria respeito consideração, afeto, carinho, e outras ainda não participam da maternidade que coroa a vida feminina com a grandiosidade de ser mãe!

Quantas crianças, ao nosso lado, estão impedidas de ter acesso à educação e a cultura que as livraria de tantos sofrimentos e percalços, e outras a um lar, onde o amor aqueceria suas vidas sofridas. Ao observar esses fatos e outros que aí estão á nossa vista, a fé de muitas pessoas, no decorrer dos tempos, esfriou, isso porque as religiões, que nos dizem filhos de um Pai bondoso, não esclarecem convenientemente esses fenômenos.

Mas a sabedoria Divina, através do Livro dos Espiritos, nos remeteu o Consolador prometido nas escrituras sagradas. E por ele, hoje sabemos que em cada existência somos colocados na situação que melhor convém ao nosso adiantamento espiritual. Nossa vida não é produto do acaso....

Orientado por Deus, tendo em vista o nosso progresso espiritual, é previsto, antes de nascermos, o nosso futuro corpo físico, suas imperfeições, deficiências ou aleijões que surgirão no decorrer da vida. É considerado pelas sabedoria divina pelas consequências que isso trará, o país de nosso nascimento, a raça, a posição social dos pais, sua cultura e religião. É preciso que nossa passagem pela terra seja coroada de êxito.

Todos nós, portanto, encontramos inúmeros impedimentos no decorrer da existência, glorifiquemos a Deus. Essas lutas nos irão aperfeiçoar e o sofrimento nos iluminará. Não é agradável por certo, nossa posição no momento. Mas se nos submetermos a educação que nos está sendo dada, colheremos os seus frutos, que ainda não conseguimos visualizar, como a criança impedida de entrar na cozinha.

A vida é uma escola, sabemos disso, e numa escola nos fixamos o olhar no professor e executamos todos os seus movimentos e atos até aprendermos. Se somos cristãos, nosso professor é Jesus, devemos fazer e agir na vida como ele os ensinou . Amemos uns aos outros e superaremos todos os nossos atuais impedimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário