sexta-feira, 14 de maio de 2010

TESOURO ESCONDIDO

O reino dos céus é semelhante a um tesouro que, oculto no campo, foi achado e escondido por um homem, o qual, movido de gozo, foi vender tudo o que possuia e comprou aquele campo.
Jesus.

Para transmitir seus ensinamentos, Jesus usava imagens simples, tiradas do cotidiano das pessoas. No caso, como naqueles tempos remotos não existiam bancos, nem cofres, as pessoas, para guardar o que de mais valioso possuiam, enterravam dentro da própria casa ou em algum lugar no seu terreno. Algumas vezes, se o local não fora bem sinalizado, lá ficava até alguém descobrí-lo.

Numa outra ocasião, Jesus alude ao fato de uma mulher que perdera sua moeda e depois achando-a ficou contente. Ela naturalmente a enterrara e não mais sabia onde e quando achou passou a gritar de alegria.

Ele disse claramente que, onde estivesse o nosso tesoouro, ai estaria o nosso coração, recomendando que não deveríamos acumular tesouros na terra onde os ladrões roubam e a ferrugem corrói, mas no céu. Ao moço rico que desejava adquirir a vida eterna ele diz: "vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu".

Todavia, atrasados intelectual e espiritualmente, e por isso mesmo cercados de dificuldades de toda espécie, vemos nas riquezas materiais um meio de alcançar na terra a felicidade tanto sonhada. E vamos, assim, à cata de tesouros. Hoje não mais enterrados em terrenos. mas em negócios lucrativos, que nos propiciem lucros exorbitantes. As leis civis e religiosas condenam o roubo, a fraude, mas o homem não as houve e com astúcia as burla, daí o aumento das prisões e dos processos que abarrotam a justiça.

Nesse estado de espirito, incapazes de ver além do horizonte da vida material, está longe dele a pratica das virtudes cristãs recomendadas por Jesus, e que abririam as portas do céu.

Mas por maior que seja o tesouro acumulado na terra, no plano espiritual ele perde completamente o seu valor, pois lá vigoram somente as virtudes que devem ser adquiridas na vivência física, tais como honestidade, paciência, fé, caridade e amor ao próximo, que geram obras construtivas de interesse ao bem estar coletivo.

O campo está aí, dentro da nossa própria moradia, que é o corpo no qual habitamos. Mas cegos pelo egoismo é difícil vê-lo e somente quando formos curados dessa cegueira é que podemos encontrar nele o tesouro escondido e, aprimorando-nos no conhecimento e na bondade, adentrar o reino dos céus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário