sábado, 23 de outubro de 2010

A SAÚDE E A ENFERMIDADE


É lamentável que a medicina atual não creia no espírito, somente atendo-se à matéria como causa das nossas enfermidades. Para os males que nos afligem os médicos têm designações próprias tais como sífilis, turberculose, nefrite, câncer etc. etc. Eles, por seu turno, particularmente, dão uma origem específica a cada uma delas, sem chegar a consenso.
Todavia, o que na verdade comanda o corpo é o espírito e suas deficiências obviamente provêm dele. No espiritismo é esclarecido que o ser humano é constituído pelo espírito imortal, pelo perispírito, que é a veste do espirito; e pelo o corpo físico. Esclarece mais, ainda, que o perispírito é semi-material e grava tudo o que o espírito faz, sofrendo ele as consequências desses atos através do corpo -- quer na vida atual ou em futuras encarnações.
No livro "Fisiologia da alma" o espírito Ramatis ensina: a saúde e a enfermidade são produto da desarmonização entre o indivíduo e as leis espirituais que, do mundo oculto, atuam sobre o plano físico. As moléstias, portanto, em sua manifestação organica identificam que no mundo psíquico e invisível aos sentidos da carne, a alma está enferma.
O volume de cólera, inveja, luxúria, cobiça, ciúme, ódio e hipocrisia que porventura o espírito tenha imprudentemente acumulado na presente ou nas existências físicas anteriores, forma um patrimônio "morbo-psíquico", uma carga insidiosa e tóxica que, em obediência às leis de harmonia espiritual, deve ser expurgada da intimidade delicada do perispírito.
O mecanismo ajustador da vida atua drasticamente sobre o espírito faltoso, ao mesmo tempo em que o fardo dos seus fluídos nocivos e doentios vai se difundindo depois pelo seu corpo físico. Materializando-se no corpo físico ele vai alterando os tecidos, deformando órgãos, ou perturbando sistemas vitais, caminhando de forma oculta pelo organismo até atingir a periferia da matéria.
Como se vê, quando surge a moléstia, o indivíduo já vivia mentalmente enfermo. Tudo - saúde e doença - é produto da mente, como dizia Samuel Hanneman, pai da homeopatia.
Isto é fartamente dissertado em quase todas obras de escritores espirituais, e corroborado peleo mentor de Francisco Cândido Xavier, que assevera:
"A grande maioria das doenças têm sua causa profunda na estrutura semi-material do corpo espiritual. Havendo o espirito agido erradamente, neste ou naquele setor da experiência evolutiva, vinca o corpo espiritual com desequilíbrios e distonias que o predispõe à instalação de determinadas enfermidades, conforme o órgão atingido."
O que e importante, portanto, para a saúde corporal, embora os materialistas não creiam, é um profundo respeito a Deus e às leis da vida criadas por Ele e divulgadas por seus abnegados mensageiros, como Moisés e Jesus Cristo.
O dia em que os homens aliarem à ciência as recomendações religiosas e cada qual promover a sua reforma no sentido de evitar o ódio, o rancor e, em seu lugar, colocar o amor a todos, amando-se uns aos outros, o mundo será um paraíso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário