terça-feira, 11 de janeiro de 2011

RETRIBUIÇÃO

E nós que deixamos tudo e te seguimos, o que
receberemos?
Mateus


Jesus dizia ao povo judeu que todo aquele que abandonasse as riquezas e cumprisse a lei de
Deus, seria recebido no reino do céu e ficaria na glória do Senhor por toda a eternidade. Certa
ocasião, Pedro, um dos apóstolos, indagou ao Mestre o que iria receber por ter abandonado tudo para segui-lo.
É uma atitude própria do ser humano desejar uma retribuição por tudo aquilo que faz, por isso
Jesus acenava-lhes com o céu e Pedro, como qualquer pessoa, fez a pergunta.É preciso entender que desde tempos imemoriais e a partir do momento em que os homens atinaram com a existência de um Ser Superior a controlar a vida na terra, começaram a chamá-lo de Deus e dar
as coisas que tinham de mais grandiosas, esperando com issso merecer suas benesses.
Criaram para tais atos todo um formalismo que tinha por finalidade louvá-lo, reverenciar e pedir sua proteção. Em troca ofertavam as primícias da terra, crias de suas alimárias, que entregam no templos em rituais específicos a Ele dedicados, crendo que quanto maior a renúncia, maior seria a ajuda.
A infantilidade ou atrazo espiritual criava, dessa forma, um comércio com a Divindade, regido pelo principio do "dou para que me dês". Lutavam e morriam pelo Deus na certeza de que defendendo-o do Deus da tribo inimiga, na morte seria por Ele recebido com todas as honras de um herói. Ainda hoje, infelilzmente, apesar da evoluçÃo dos costumes vigi esse comércio com a divindade, numa maioria de crentes.
O povo acredita que levando flores, acendendo velas, fazendo promessas, assistindo aos rituais das igrejas, está apta a solicitar os benefiios do Criador, fazendo-o derrogar as próprias leis da vida... ou dar-lhe a preferência e detrimento de outras pessoas, também filhos Dele.
Porém existe uma parcela da humanidade que já entende fazer parte de um grandiosíssimo Universo e na expectativa de entende-lo renunciam à própria vida, em prol do próximo.
São eles os missioários de todos os matizes, da religião, da filosifia, da ciência, da prática medica, das artes e filantropia desineressada.
A vida, no entender deles, já é uma dádiva divina para nosso aprimoramento e por isso dedicam-se de corpo e alma naquilo que mais os atrai, tornando-se, dessa forma, co-participantes da obra divina pelo exemplo que dão.
Renuncia, desaspego das coisas transitórias das vida e construção na eterniddade é o caminho a ser palmilhado pelos seguidores do Cristo. A retribuiçao é a honra de poder ajudar e a certeza de que já vive no reino dos felizes, os que compreendem a grandiosa sinfonia divina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário