terça-feira, 8 de março de 2011

ORIGEM DAS ESPÉCIES

Charles Darwin, um naturalista do século passado, estudou durante toda a sua longa vida as espécies animais do planeta e publicou o seu famoso livro "A origem das espécies", no qual ele
demostra que no decorrer dos tempos sob ação da seleção natural, os seres cada vez mais tendem a se aperfeiçoar para sobreviver. Na época, a afirmação causou muita controvérsia ente os cientistas, pelo fato de se deduzir que o homem e o macaco tinham ancestrais comuns, o que chocava a muitos.
Embora fosse muito religioso Darwin era também um cientista, um grande pesquisador e, assim, viu o problema apenas do lado da ciência, ignorando completamente a parte espiritual. Mesmo assim, alertou sobre o problema e trouxe muito progresso a humanidade.
A doutrina espírita , que surgiu na mesma época, por ser considerada uma filosofia reliogiosa não teve a mesma aceitação daquela de Darwin. Kardec não contesta os estudos de Darwin, mas
assegura clara e firmemente que os apefeiçoamentos que se processam nos seres são de origem espiritual , não da matéria. Na pergunta 33 do Livro dos Espiritos feita por Kardec ao espirito da Verdade a resposta afirmam, categoricante, que os espiritos são criados simples e ignorantes e se instruem através das lutas e tribulações da vida corporal. Estudos posteriores esclarecem que o espírito passa pelo reino vegetal e animal até atingir o hominal, sendo que sua origem se perde na noite dos tempos. Essa teoria é mais consentânea com a lógica e a bondade porque dá a cada um de nós o dom de se elevar pelo próprio mérito através de provas às quais somos submetidos, em várias e sucessivas encarnações. À medida em que vamos evoluindo, a organização física também se aprimora e o homem comum de hoje, visto sob esse aspecto, é completamente distinto daqueles que viveram em épocas remotas. Hoje eles nos parecem horríveis, as mulheres não tinham o aspecto das atuais e se assemelhavam mais a bruxas. Os homens pareciam ser feitos a martelo, caras quadradas e olhares rancorosos. Os espíritos nos apresentam os habitantes de mundos superiores com figuras radiosas, alegres, exalando bondade e amor e a lógica nos diz quee é isso o que deve ocorrer. A perfeição abrange todos os aspectos do ser fisicos e espirituais. A descrição da figura de Jesus feita por Emanuel, que conviveu com ele, nos mostra o Mestre de uma beleza incomum. Esse assunto mereceu um capítulo especial no livro Obras Póstumas, de Kardec, publicado depois da morte dele.
Por isso, de nada adiantam às mulheres, operações plásticas ou os cremes de beleza, nem aos homens pintar os cabelos ou frequentar Spas para parecerem mais jovens. Isso virá um dia, sem dúvida, quando os homens, praticando as leis de Deus, aos poucos se transformarem em anjos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário