quarta-feira, 20 de abril de 2011

AÇOITANDO O AR

"Eu de minha parte corro, não como na incerteza; de tal modo combato, não como açoitan do o ar"
(Paulo)


A imagem usada pelo apóstolo dos gentios é bastante significativa. Primeiro diz que esta a correr em busca de um alvo que tem a certeza de atingir e depois diz que luta com sabedoria, com destreza, sem gastar forças com golpes inuteis e desses que só atingem o ar.
Em resumo, ele quiz dizer aos gentios, que eram amantes de todos os esportes, que tenham vizão bem clara do alvo a ser atingido e que façam como nas corridas praticadas nos estadios, onde o atleta se mantém na sua baliza e sem sair dela corre procurando dar tudo quanto puder até chegar a fita de chegada, ou ainda, agir como um lutador esperto que não fica dando golpes no ar, no vazio, cansando-se atoa, mas no seu adversário, para vencê-lo.
Ora, o Cristão deve ficar nos limites da baliza determinada por sua doutrina, praticando constantemente o bem, amando o seu próximo até a completa integracao do amor divino. Para atingir esse alvo é indispensável lutar, não contra o mundo, mas contra si mesmo, contra sua natureza, contra suas imperfeicões que são os seus verdadeiros adversários.
O atleta aprimora a sua tecnica, desenvolve os seus musculos com exercicios cotinuos, sofre, luta contra as suas limitações tendo em vista a coroa de louro que almeja, porque sabe exatamente o que quer. Não gsta suas energias inutilmente açoitando o ar.
E o Cristão, segundo o apostolo, deve agir de maneira idêntica, como ele mesmo o faz. Não gastar as suas energias com futilidades com coisas dsa terra, cupidez, paixões vãs, desejos maus, iras, etc. mas com vistas a eternindade da vida, deve aprimorar os sentimentos, elevando cada vez mais os sentimentos, dando combate a tudo que o possa aprisionar a terra, tran sitoria morada do espirito imortal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário