quinta-feira, 13 de setembro de 2012

ESTEJAMOS EM PAZ

Queres a paz? Prepara-te para a guerra, diziam os antigos. Esse lema foi adotado pela maioria dos povos ditos civililzados que se julgam protegidos quando estão bem armados e prontos para revidar qualquer agressão. Ele vige até hoje, passados séculos, mas não trouxe a paz ao mundo, ao contrário, tem sido a principal causa de muitas dores e sofrimentos.
Com Jesus, o sublime mensageiro divino, a maneira de agir para se conseguir a paz ,é outra. Ele não recomenda aos seus seguidores que se deva andar armado para revidar qualquer ofensa ou agressão e
nem intimidar o próximo, em caso de violência. Muito pelo contrário, ele deve estar preparado para ama-lo
como irmão, em qualquer circunstância, não resistindo ao mal que alguém lhe possa fazer.
Para levar a paz aos seus irmãos, como nos recomenda, a primeira condição é a de que ele próprio deve ser uma pessoa pacifica, sem o que não atingirá seu objetivo. Para isso é preciso perder a capacidade de lutar, de disputas. Deve abandonar o orgulho, ódio, raiva, ciúmes e toda sorte de paixões inferiores, o que mantém a  pessoa em constante luta com ela própria.
Não deve se revoltar com situaçóes subalternas na vida, nem ser impaciente, cheio de pessimismo, ou ter medo diante de situações adversas. Deve ter plena consciência da presença divina ao seu lado, ajudando-o e amparando-o. Não deve ter ou cultivar vícios que o façam um pessoa dependente de fumo, remédios, tóxicos em geral, porque isso destrói a paz interior.
Para se ter paz é preciso ter pleno governo dos seus sentimentos, das suas emoções, sem o que torna-se dificil transmití-la aos outros. Como se pode imaginar, demorará ainda muito tempo até que vejamos na terra um clima de paz, porque os homens trazem em si uma barbaridade inata que produz esse clima de maldade

Nenhum comentário:

Postar um comentário