sábado, 19 de setembro de 2009

As tuas luzes

Ninguém acende uma lâmpada para colocá-la debaixo da cama, mas sobre um móvel para que ela ilumine todo o comodo, disse Jesus certa feita, na sua liguagem figurada das coisas espirituais.
Luz quer dizer conhecimento, na sua acepção mais ampla e todos que o têm pocuram divulgá-lo, ensinando os demais, aclarando assim, o caminho dos seus semelhantes.
O conselho dado é que se observe bem o conhecimento que se transmite, afim de não ensinar errado, conduzindo ao mau caminho aqueles que ouvem, fazendo com que se percam nas trevas.


Todo aquele que transmite conhecimentos, traz à luz do dia, a claridade que possui interiormente porque todos só falamos o que sabemos. Por isso, é bom analisar, se queremos aconselhar, aonde estamos conduzindo quem nos ouve. Podemos talvez conduzí-lo ao precipício, não a um caminho amplo e seguro. Infelizmente é isso que ocorre muito frequentemente nos caminhos da vida.

O escritor que insinua a revolta, que transmite o desamor, ensinando a violência para a solução dos problemas diários, está semeando trevas no caminho dos seus leitores.
O educador que aprova preconceitos e prega a desunião, instila ódio em seus alunos e os está levando por um camimho escuro que os conduzirá à derrocada.


Em todos os terrenos da atividade humana nos encontramos com aqueles que, sob pseudo-autoridade, estão conduzindo pessoas ao mau caminho, seja por vaidade pessoal, ou interesse.
Mas como existe uma lei divina, declarando que a semeadura é livre, mas a colheita obrigatória, todos aqueles que escurecem os caminhos do seus semelhantes, terão que, também, palmilhá-los no futuro.

Por isso, vemos ao nosso redor, colhendo os frutos amargos da desilusão, aqueles que, no passsado, só plantaram espinhos e urzes em suas vidas. Observa, pois, se a advertência evangelica não cabe a ti e reforma-te, se for o caso, para não caires no precipício, por falta de luzes íntimas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário