sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Mundo Dualista

Dizem alguns pensadores que nós vivemos num nundo dualista, onde tudo tem o seu oposto, o que de fato podemos observar. É dessa forma que pensamos e talvez por essa razão Jesus disse que o mundo tem duas portas (Matheus VII), a larga e a estreita -- e nos recomenda entrar pela estreita porque ela nos conduzirá à vida.

Todavia, a porta estreita é rejeitada pela maioria dos homens que prefere a porta larga, de vez que a porta estreita exige esforço, trabalho, lutas, obediência às leis dos homens e dos preceitos espirituais.

Mas a porta larga não conduz à vida, no dizer de Jesus, porque as pessoas que a preferem são as que ignoram a espiritualidade e vivem de forma egoísta e orgulhosa. São violentas, cheias de ódio e rancor e querem que prevaleçam sempre seus desejos e pontos de vista.

As leis da vida são as promulgadas pelos governos do país onde nascemos e devemos obedecê-las ou seremos multados ou presos. As leis divinas são aquelas ditadas pela nossa consciência e as reveladas pelos lidderes religiosos de todos os tempos -- e têm por objetivo conduzir ao equilíbrio, a paz entre os homens e a prosperidade geral.

É muito simples de entender, mas muito dificil de pôr em pratica pelos homens da atualidade, que querem viver como bem entendem, o que ocasisona atritos e gera beligerâncias.

Mas, se prezamos nossa liberdade e temos o livre arbítrio, devemos respeitá-las porque seremos um dia cobrados por issso, agora ou no futuro porquanto leis invisíveis nos verão como uma nuvem de testemunhas (como diria Paulo de Tarso) e não adiantam mutretas, conchavos ou compra de juízes venais, para se furtar delas.

A porta estreita é a que conduz à vida porque nela exercemos a reforma íntima, com renúncia do plano material, amando o nosso proximo, vivendo sem ódios ou rancores, aceitando de bom grado as dificuldades da vida

Ela é percorrida pelas pessoss de boa vonade, mansas e pacíficas, que acreditam em Deus e confiam que Ele tem um objetivo para cada um dos seus filhos. Por isso, no mundo materialista, ela é apertada, pois o crente tem que se conduzir nele com calmaa, humildade e alegria -- ao mesmo tempo em que deve suportar os desmandos dos profanos, dos bandidos e assasinos sem coração.

É esse esforço para se melhorar que premiará com a vida em planos melhores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário