quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A semente que germina por si só

O reino de Deus é como um homem que lançou a semente da terra; ele dorme e acorda, de noite e de dia, mas a semente germina e cresce, sem que ele saiba como. A terra por si mesma produz o fruto; primeiro a erva, depois a espiga e, por fim a espiga cheia de grãos. Quando o fruto está pronto, imediatamente se lhe lança a foice, porque a colheita chegou.
Marcos 4.30


A Biblia de Jerusalém traz, no rodapé deste texto, um pequeno comentário, dizendo que: "O Reino de Deus possui em si mesmo um princípio de desenvolvimento, uma força secreta que o leva até a sua plena realização.

Esse princípio é, segundo a doutrina dos espíritos, a chamada lei do progresso, à qual ninguém pode furtar-se. Desde que o espirito foi criado por Deus, simples e ignorante, é compelido a realizar-se, independentemente da sua vontade - pois o simples viver (acordar e dormir) o obriga a isso.
Nos minerais e vegetais o principio é o mesmo; una força o coage a realizar o seu trabalho.

Falando especificamente do homem, é dito no antigo testamento, que ele deve comer o pão com o suor do seu rosto. Essa luta pela sobrevivência faz com que ele, sem o saber, desenvolva todas as potencialidades ocultas no seu intimo. A inteligência, a força, a sagacidade, a bondade e o amor, aos poucos vai aparecendo a medida que as encarnações, cheias de lutas e dores, vão se sucedendo. Ele ignora como isso ocorre e enquanto alguns se extasiam diante do espetáculo da Natureza, e das mágicas apresentadas, vendo ai a mão de Deus, outros , na sua ignorância, nada percebem e nem creem num poder superior.

Hoje o homem conhece perfeitamente o processo completo do desenvolvimento dos vegetais, sabendo explicá-lo, até às minúcias. Mas quanto a si próprio, ainda ignora de onde veio, o que faz na terra e para onde vai depois que morre. E mais: não sabe o que ele próprio é! e quais as leis que regem a sua vida fisica e espiritual.
Por isso, como o milho mencionado por Jesus, ele se desenvolve e cresce movido e impulsionado por princípios e forças ainda secretas para ele. O reino de Deus chegará para todos nos, um dia, pela força da lei do progresso que os espiritos do Senhor desvelaram aos homens de boa fé e crentes no poder Divino. É de se esperar de todos, que não coloquem empecilhos e embaraços ao seu pleno desenvolvimento, o que ocorre quando não se segue o principio de nos amarmos uns aos outros, como recomendou Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário