sexta-feira, 19 de março de 2010

FALSOS PROFETAS



Kardec esclarece no capitulo XXI do Evangelho segundo o Espiritismo que se atribui ao profeta o dom de revelar coisas do futuro. É com essa finalidade que muitas pesoas procuram atualmente os Centros Espiritas, como antigamente procuravam as pitonisas e profetas, para saber do futuro: se vai se casar e com quem; se deve vender o negócio ou esperar; se arrumará emprego; se irá se curar; para saber como está o falecido, e mil outras informações. Pensam que o médium é um telefone contactado como além.

Mas não é essa a função da doutrina dos espiritos codificada por Kardec. Sua principal tarefa é demonstrar a continuidade da vida e a necessidade que todos têm de fazer uma reforma intima, assim como faziam os profetas da antiguidade, e ensinar o povo dando exemplos de fé e bondade. Os profetas somente vaticinavam dores e alegrias, quando obedeciam as leis de Deus.

Prevendo o que ocorreria no futuro, mandou o Mestre Jesus que tomássemos cuidado com os que, de forma manhosa, querem nos tirar do caminho. Os conheceremos pelo que fizeram no passado, ou estão fazendo no presente. Ou seja, pelas obras. Toda árvore boa dá bons frutos. A árvore má não dá frutos.

Jesus era conhecedor do futuro do planeta e o seu processo de evolução; sabia que, em alguma época, apareceriam espíritos encarnados que iriam se titular representantes ou emissários de Deus na terra quando disse: "Se levantarão falsos Cristos e falsos profetas que farão prodigios e sinais espantosos, para enganarem até mesmo os escolhidos".
Precisamos por isso, ao lidar com os espíritos, invisiveis aos nossos olhos carnais, tomar muito cuidado com aqueles que se intitulam mentores ou guias no Centro onde frequentamos. Nosso mentor é um só: Jesus. Tudo o que for contrário aos seus ensinamentos deve ser rejeitado. Dizia Kardec que devemos recusar muitas verdades, caso entre elas houver uma única mentira.

Lembremos de Jim Jones, chamado de missionário americano que, com promessas de um céu para todos, levou a morte milhares de pessoas, por auto envenenamento, pois acreditaram em suas visões fantásticas.

A nossa meta deve ser a do progresso constante em todas as coisas, foi para isso que viemos: aprimorar nossas qualidades morais e intelectuais e não para ficarmos presos a sistemas e pessoas que nos levem a outro caminho.
Precisamos ser honestos e deixar de fazer barganhas com a Divindade, fazendo coisas para obter suas graças ou o atendimento dos nossos pedidos. Isto só nos levará aos falsos profetas do além.

Nenhum comentário:

Postar um comentário