segunda-feira, 7 de junho de 2010

SENDA REDENTORA

Se temos cruzes na senda redentora,
não é porque Deus seja rigoroso na execução das suas leis,
mas por ser Pai amoroso de nossas almas,
cheio de sabedoria e compaixão nos processos educativos.
Emmanuel

Quando se deseja ser ouvido, a primeira norma é falar a linguagem do ouvinte; a segunda é falar daquilo que lhe seja necessário ouvir, despertando-lhe a alegria e o bem estar. Se é nosso desejo introduzir novas idéias em nosso ouvinte, não devemos ferir susceptibilidades, mas com cautela fazê-lo compreender que as que professa podem não ser as melhores, nem as mais corretas, partindo sempre da premissa que as nossas também podem nao ser as apropriadas, face a outros pontos de vista. Em terceiro lugar é dar tempo para que elas, tais como as plantas, frutifiquem. Em suma, analisamos o nosso interlocutor e inserimos nele, cuidadosamente, as idéias que desejariamos ver um dia frutificar.

Das mesma maneira, quando desejamos plantar uma árvore, temos que escolher, dependendo da espécie que temos em mãos, o terreno apropriado, modificando-o mais das vezes, para receber a semente ou muda da árvore que desejamos um dia ver crescida. Devemos também, além de corrigir a acidez do solo, regar convenientemente, de modo a não ser de mais nem de menos os elementos que a farão crescer e frutificar. Cuidaremos igualmente que as ervas daninhas e as formigas e insetos não a prejudique.

Porém, se nosso objetivo é construir uma casa, serão ainda maiores as nosssas preocupações. Contrataremos pessoas especiallizadas que analisarão todos os detalhes técnicos: o terreno, a sua localização, o estilo da construção, o material a ser empregado, as disposições das várias dependências e uma infinidade de detalhes e pormenores que permitirão erguê-la atendendo o nosso desejo e conveniência.

Pois bem! Se para coisas comuns e transitórias da vida, julgammos opoortuno tomar certas precauções antes de executá-las, para que produzam os resultados almejados, porque pensar que um ser como nós, destinados a viver na eternidade, não mereça do seu Criador, uma série de processos educativos e retificadores para nos adaptar a viver numa felicidade eterna?

As cruzes e as sombras na senda da evolução são perturbadoras, mas sem elas não atingiremos as luzes que nos guiarão pelas eternidade afora. Tenhamos paciência e confiança inabalável nesse grandioso Ser que nos criou e nos ama enternecidamente....

Nenhum comentário:

Postar um comentário