domingo, 27 de junho de 2010

RICOS E PODEROSOS


Muitas vezes ficamos preocupados com o destino dos desvalidos da sorte, e
oramos pedindo a Deus por eles. Esquecemo-nos, porém, quase sempre, de meditar sobre a situação dos ricos e poderosos, embora tenhamos aprendido que essa é para o espírito uma das provas mais difíceis.

Aos espiritos em situação material difícil na vida sempre fica a esperança e a espera de dias melhores -- quer ganhando na loteria, quer melhorando no emprego ou abrindo o próprio negócio.

O rico porém sabe mais das vezes muito bem
que as suas posses não têm o dom de dar-lhe uma felicidade duradoura, ao contrário, a sustentação do seu patrimônio só lhe traz preocupações e dores de cabeça, dia e noite.

Ao demais, na luta diária para manter um patrimônio, ou disputar posições de mando ou de poder, ele esquece de Deus e das leis Divinas -- que passa ignorar e infringir. Desacostumado à humildade e meditação, comum e diária ao pobre, torna-se vaidoso e presa fácil de paixões menos dignas que o dinheiro e as posicões mundanas ajudam a desenvolver. Não sendo criticado em virtude da empáfia que a posicão e a riqueza lhe dá, sujeita-se a cometer erros e leviandades de toda sorte, espalhando por onde passa injustiças e sofrimentos.

A riqueza e o poder costumam fazer do seu possuidor crer que é diferente dos demais, pois até os pequenos erros e deficiências morais sao ignoradas pelos que o cercam e, às vezes, até louvadas, pelo que pode, assim, sem freios, desenvolver a vontade, causando males ao próximo.

É importante perceber que a riqueza e o poder colocam o seu possuidor na posição de
criticar, resposabilizar, julgar, fazer justiça e punir. Aliado à fragilidade do discernimento humano, à falsa educacão, às inclinações naturais, aos gostos ,circunstãncias e às emoções do momento, bem como a influência de interesses -- cerceando a imparcialidade -- é de se concluir a quantos erros e crimes estárão sujeitos os ricos e poderosos.

Lembremo-nos de orar por eles, pois precisam mais de ajuda de que os pobres que têm a esperança no futuro e crêm em Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário