sexta-feira, 19 de novembro de 2010

LEI DE REPRODUÇÃO


Malthus, no século dezoito, impressionado com a miséria que grassava na Inglaterra, após estudar profundamente esse problema, chegou à conclusão que isso era ocasionado pela defasagem entre o crescimento populacional e a produção de recursos para alimentá-los.
Ele achava que a população aumentava numa progressão geométrica, enquanto os meios de subsistência aumentavam apenas em progressão aritmética.
Para resolver o problema pensava ele que deveria existir um controle da natalidade pelas autoridades, ou pelo menos pela própria população -- ambas soluções incompatíveis com a doutrina cristã. Outros recursos foram por ele sugeridos, mas todos contrários à lei do progresso. Realmente é um problema muito grave. A China vem adotando o modelo mais radical, pois os casais só podem ter um filho e se o Estado souber que o casal vai ter dois filhos, fazem a mãe abortar, além de sofrer as condenações legais.
Mestre Kardec levanta esse assunto no Livro dos Espíritos quando trata da lei de reprodução. Indaga ele na pergunta 686:
-- A reprodução dos seres vivos é uma lei natural?
-- Isso é evidente, respondem os espíritos, pois sem a reprodução o mundo corpóreo pereceria.
Kardec insiste no assunto, afirmando na pergunta seguinte
-- Se a população seguir sempre a progressão constante que vemos, chegará um momento em que se tornará excessiva na terra?.
Responderam os espíritos que isso não ocorrerá pois
-- Deus a isso provê, mantendo sempre o equilíbrio. E dizem ainda, Ele nada faz de inútil. O homem que só ve um angulo do quadro da natureza não pode julgar a harmonia do conjunto.
A população até hoje continua em intenso crescimento. A população do Brasil triplicou em 10 anos, mas como bem ressaltou o Prof. Herculano Pires, na proporção em que cresce a população, aumentam as possibilidades de produção com aproveitamento de áreas antes improdutivas e as novas técnicas de plantio.
A preocupação de Malthus não tem razão de ser. O que nos deve preocupar, e muito, é o egoísmo dos homens. No Brasil existe um movimento chamado "sem terra" que é veementemente criticado por aqueles proprietários que possuem enormes glebas de terras improdutivas e que não autorizam o seu uso por eles. Essas terras são mantidas para ganhar melhor preço de venda no mercado. No continente africano, devido aos constantes conflitos armados em busca o poder, falta produção agrícola e o povo morre de fome. Brasil e Africa poderiam ser o celeiro do mundo.
Assim, vemos que o nosso maior problema é o próprio homem e o seu egoísmo, incapaz de praticar as leis de Deus, amando o seu próximo. Vive cercado de problemas, que ocasionam dores e sofrimentos, pelo simples fato de não ver no próximo um seu irmão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário