quinta-feira, 25 de novembro de 2010

ESQUECIMENTO DO PASSADO


O Livro dos Espiritos, ao tratar da lei do progresso, esclarece que o homem deve progredir sem cessar, em moral e inteligência, o que ele faz por meio das sucessivas encarnações. Todavia muitas pessoas duvidam disso porque, dizem elas, não se lembram de ter vivido antes. Esse passado não existe para elas.
O assunto é explicado por Kardec no Evangelho segundo o Espiritismo, de forma mais ampla e com muito bom senso. Primeiro, porque Deus - a inteligência suprema - assim o determinou e também porque é bom para nós. A lembrança do passado seria um verdadeiro entrave ao nosso progresso porque a maioria de nós não tem dele o que se orgulhar, ao contrário, se estamos encarnados é para retificar erros. Com as lembranças das vidas pretéritas tudo o que aprontamos de errado voltaria a nos humilhar, ou por outro lado, exaltaria o nosso orgulho, de vez que comumente o espírito renasce no mesmo meio em que viveu antes. É fácil ver quão dificultoso seria para uma pessoa que tivesse sido rica numa existência ver-se, na seguinte, pedindo esmolas para sobreviver; ou que fosse sadia e voltasse doente. Tais casos são muito comuns.
O que seria daquele que abusou do poder das palavra para ludibriar o próximo e se visse mudo, ou gago, tolhido de falar, ou que tendo abusado da sua saúde se visse, na seguinte, doente desde a tenra idade. O que dizer dos suicidas, que perdem a vida precocemente na outra ecarnação. Como conviver com aqueles que odiaram? Tudo isso traria enormes prejuízos às relaçoes sociais e só prejudicaria o seu progresso.
Quando morremos levamos conosco tudo aquilo que somos e voltamos com o que foi adquirido em inteligência e moral, gravados nos. Uma vida é um novo ponto de partida, nada importando o passado. Devemos progredir e vamos corrigir nesta o que fizemos de errado na outra. Esse é o objetivo da vida. Cada um de nós está no ponto que conseguiu atingir e como o progresso é infinito, devemos nos esforçar para nos melhoramos cada vez mais. É a Lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário