domingo, 22 de agosto de 2010

GETSEMANI


Comentam os evangelistas, Lucas e Mateus, inclusive João, que como de costume, Jesus saía para meditar e orar no monte das Oliveiras, ou Getsemani, local pouco conhecido -- e eles o acompanharam.

Lá chegando, disse-lhes Jesus: “sentai-vos aqui e vigiai e orai para não cairdes em tentação”, e afastou-se deles um pouco para orar.

Ao voltar Jesus encontrou-os dormindo e pedindo que se levantassem comentou que eles nem por uma hora puderam vigiar, e finalizando disse que era chegada a sua hora. Dizem os apóstolos que ele teria orado ao pai assim: ”Deus, se é de sua vontade, afasta esse cálice de mim ,contudo não se faça a minha vontade, mas a tua.

De fato, chegou lá pouco depois Judas acompanhado de varios soldados. Havia combinado com eles que aquele que ele beijasse seria Jesus, depois ele beijou Jeseus, os soldados deram-lhe voz de prisão e o levaram, sendo tempos depois Crucificado.

As religiões que se formaram ao longo do tempo com base nos seus ensinos, sempre relembram o fato, tão doloroso quanto injusta, a dor sofrida por Jesus na cruz e, com inúmeros eventos, a celebram e enaltecem.

A verdade, porém, é que todos nós, dentro do nosso atual conhecimento da vida, o que mais desejamos é ficar longe de qualquer sofrimento e quando eles aparecem nós fazemos ao contrario do Mestre, pois pedimos com longas promessas, que ele nos seja tirado o mais breve possível.

Mal sabem as pessoas que as dores, os sofrimentos e os problemas da vida, ao conrário do acreditamos, é uma prova para tomarmos o caminho do bem e da Justiça -- que não é o caso de Jesus. Ele se sacrificou pela humanidade.

Como esclarece a doutrina espírita, vivemos inúmeras vezes aqui e em outros planos e de simples e ignorantes vamos sempre nos aprimorando, através de provas e expiações, durante as nossas encarnações.

Assim é quando numa encarnação o indivíduo estraga o veiculo fisico pelo abuso, pelo excesso de alimentacão ou de alcóolicos, embora não apresente sintomas de doenças durante a vida atual elas se manifestam na encarnação seguinte.

Todo pensamento e ação é gravado no perispirito e igualmente as atittudes erroneas dos que se envenenaram, incendiaram, ou fizeram quaisquer crimes contra o si mesmos, desrespeitando as leis de Deus, sendo egoistas, vaidosos, cruéis, adulteros, assassinos. Esses precisam limpar o seu perispirito para merecer um mundo superior, de mais alegria e bem estar. E isso se faz sofrendo todo mal feito ao próximo.

Por isso, não reclame da dor ou do sofrimento. Aceite-os como o remedio salutar para o seu crescimento espiritual. Não recuse o cálice de dor que te foi oferecido. Ele é a salvação dda tua alma imortal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário