sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

O CORPO HUMANO



A grande maioria da população deste planeta desconhece o que forma nosso corpo. Conforme esclarece a doutrina dos espíritos, o ser humano é constituído de um molde extrafísico, que existe antes do nascimento do corpo e sobrevive após a morte deste. Embora seja constituído de matéria ele é mais sutil e plástico -- e possui um sistema energético que obedece  ao comando direto do espírito. 
É costume usar de um exemplo singelo para explicar seu funcionamento: tomando-se a figura de uma viatura de tração animal em que ela, o cavalo e o condutor simbolizem respectivamente o espírito a energia e a matéria, teríamos o condutor representando o espírito, o cavalo a energia ou perispírito, e a viatura o corpo físico. 
Quando o condutor deseja movimentar a viatura não é a ele próprio que chicoteia, mas ao cavalo, que é quem realmente move a viatura. Da mesma maneira, quando o espírito deseja acionar o corpo, não o faz diretamente no sistema nervoso central ou nos músculos do corpo, mas atua primeiramente no perispírito, que é o intermediário energético ou mediador entre os dois planos. 
Este, ao receber o impacto direto do pensamento ou da vontade do espírito, move o conjunto -- cérebro e músculos.
O espírito projeta sua ordem mental diretamente sobre seu veículo mais próximo, que é o perispírito, interposto entre ele e o corpo físico. 
O pensamento, como criação dinâmica, acha no perispírito o fiel transmissor da ordem para o organismo carnal.
O perispírito  é um grande agregado de entidades microscópicas vivas, que se movem ao influxo da mente, que as sustenta coesas. 
O espírito vive saturado de elementos que ele produz e que variam de peso e intensidade, e podem se tornar maléficos ou benéficos -- conforme os pensamentos e sentimentos por ele produzidos. 
O espirito é, pois, um mundo de incessante intercâmbio de forças imponderáveis que ele atrai ou repele; de criações mentais de outros seres que ele alimenta ou aniquila. Ele pode acelerar o seu campo mental elevando-se ao nível de criaturas superiores, ou então o abaixá-lo vibratóriamente, alcançando escaninhos escabrosos de espíritos enfermos e escravizados ao magnetismo denso dos pensamentos trevosos. 
O equilíbrio evangélico e a harmonia mental nutrem o espírito de energias benfeitoras que circulam pelo perispírito, aumentando a vitalidade do ser e movendo-se para o exterior, auxiliando os próximos. 
Quando o espírito se degrada na prática de atos menos dignos, ocorre um rebaixamento vibratório, muito nefasto, em torno das energia puras, perturbando e prejudicando suas forças com depósitos de resíduos cáusticos que se situam  na delicadeza do perispírito, ocasionando doenças das mais variadas. A dor se faz presente, mas não representa punição divina e sim descaso com as leis que regem a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário