sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

MENSAGEM TRADUZIDA



Na lntrodução do seu  terceiro livro,  O evangelho segundo o Espiritismo, Kardec  fala dos objetivos da obra, que seria o de estender-se sobre a parte moral do Evangelho de Jesus, sem todavia, ater-se à sua vida, as profecias, e os dogmas estabelecidos pela Igreja. Esclarece que, assim o fez porque a maioria das pessoas não entende a parte alegórica e o misticismo da linguagem evangélica, embora admirem a parte moral cristã espalhada nos textos e narrativas do Evangelho, os tratados literários nada esclarecem.
Assim, reuniu num livro os trechos que formam a moral cristã, sem distinção de cultos e sem respeito à ordem cronológica. Foram, porém, distribuídos de maneira que uma dependa das outras. 
Kardec Pretendeu com isso dar uma explicação para as passagens obscuras e o desenvolvimento de todas as suas consequências, com vista à aplicação prática na vida cotidiana.
Menciona que algumas passagens do Evangelho e da Bíblia parecem asbsurdas por falta de uma chave que lhes de o verdadeiro sentido. Essa chave está inteirinha no Espiritismo, que observa por toda parte, na antiguidade e em todas as épocas da humanidade. Ele lança uma luz sobre os mistérios do passado.
As instruções - todas elas -  foram dadas pelos espíritos superiores e ele apenas coordenou, colocando em ordem os assuntos tratados. Por isso a obra tem caráter de universalidade. De agora em diante, elas poderão  ser ensinadas em todas as partes do mundo.
De fato, constata-se que decorridos dois séculos da sua publicação o Evangelho Segundo o Espiritismo, esse livro maravilhoso, não se alterou em nem uma vírgula sequer e as pessoas passaram a compreender melhor o pensamento de Jesus e os seus ensinamentos de vida, convictos de estarem certos na busca  da solução dos seus problemas. E mais, sabem  como agir nas dificuldades e obter consolo nas horas de aflição.
Ele  é um dos pilares da doutrina e sua leitura e estudo é um dever imprescendível a todos quantos desejam seguí-lo, independentemente da religião que professem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário