quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aos Coríntios

Em sua segunda epístola aos seus amigos da igreja de Corinto, o apóstolo Paulo diz:

"É manifesto que sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita não com tinta, mas com o espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas nas tábuas de carne do coração".

É bastante expressiva a comparação feita pelo apóstolo Paulo, se levarmos em conta que toda carta traz em si uma mensagem. Existem cartas de apresentação, de agradecimento, de amor. Há as que trazem alegria, outras esperança, cartas de negócios, de revolta, de ódio, cartas mentirosas e verdadeiras. E desde a mais remota antiguidade elas são escritas em pedras, tábuas, papiro, lenços, em papel e em todo e qualquer material que se possa grafar, comunicando o nosso pensamento.

Todas as pessoas manifestam, com a sua presença, uma mensagem e são, por isso mesmo, uma carta viva -- que é lida à medida que passam pelos que as vêem, sem que seja necessário sequer abrir a boca.

Um padre, na rua, traz a mensagem da sua fé e uma prostituta, toda rebolante, é imagem típica da luxúria. O bêbado, cambaleante, denota sua fraqueza de caráter e a incapacidade de dominar o vício. O político, apregoando sonhos, como objeto de suas futuras realizações, é a imagem típica da demagogia.

A forma de ser vestir, de se apresentar, diz ainda muitas coisas das pessoas. Se rico ou pobre, sua posição social, sua profissão, sua religião, seu estado de origem e muitas vezes sua nacionalidade é colocada em relevo. O tom de falar, o modo de olhar são outros tantos indícios da sua personalidade.

Este mundo para o apóstolo Paulo, é bem evidente. É um imenso palco onde desfilam inúmeras personagens, que transmitem, pelos seus atos,um determinado tipo de mensagem e depois saem de cena. Morrem.

Há os que acumulam bens o tempo todo e deixam tudo no palco quando saem de cena. Existem os que pretendem todos os prazeres e, por isso, estragam o que de mais precioso possuem: a saúde. Há os aventureiros, os que se dizem sábios, há os vendedores de ilusões, os exploradores e os explorados, os violentos e os pacíficos. Há os que choram e os que riem.

Os personagens de Paulo, porém, trazem escrito no coração sua mensagem: O AMOR, que é o espirito de Deus, e por esse traço devem se destacar da multidão de atores de que o mundo se compõe. Se a pessoa é de Cristo, sua conduta na terra deve ser inequívoca. O amor e a bondade devem pautar seus atos diários no palco da vida. Deve cantar as alegrias celestes como filho de Deus que é. Deve expressar a esperança e a gratidão por pertencer a um mundo maravilh0oso que lhe permite progredir cada vez mais. Deve sorrir à vida, contagiando com sua maneira todos os que o cercam.

É uma carta onde está escrito o amor a todos, a benevolência e a caridade, sinais autênticos que todos lêem claramente: são os seguidores do Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário