quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Timóteo - discípulo de Paulo

A história de Timóteo, discipulo muito querido de Paulo de Tarso, e que mereceu duas epístolas na Biblia, pode ser contada da seguinte forma: Paulo de Tarso é encarcerado porque durante sua pregação do Evangelho de Jesus, uma moça de nome Tecla se enamora dele e arma a maior confusão no local, obrigando-o a fugir para a cidade de Listra.

Lá ele conhece uma senhora de nome Loide e sua filha Eunice, adeptas das idéias cristãs. Eunice era mãe de Timóteo, jovem de 14 anos, muito inteligente e um fiel servidor da Igreja local. Durante permanência do apóstolo naquela cidade, ele crivou-o de indagações sobre a vida de Jesus e sua doutrina.

Nessa cidade, aliás, ocorre a primeira cura de Paulo. A um aleijado que estava a ouví-lo com muita atenção, o apóstolo dos gentios, ordena que ele se levante. E ele se levanta ! Espalha-se então por toda a cidade que Paulo e seu companheiro Barnabé eram os deuses Jupiter e Mercurio -- o que eles refutaram imediatamente . Na ocacsião, com a ajuda da avó e mãe de Timóteo, Paulo funda a igreja de Cristo naquela cidade.

Mas os habitantes locais se revoltaram com Paulo e seu colega Barnabé e numa ocasião quase mataram o Apóstolo a pedradas, jogando-o, desfalecido, num monturo, fóra da cidade. O seu companheiro Barnabé, ciente do acontecido, vai até lá e constatando que ainda estava vivo presta-lhe os devidos socorros. Ajudado pela familia de Loide ele se recupera e, á noite, foge para outra cidade.

Na sua segunda peregrinação o apóstolo Paulo é informado que o Jovem Timóteo se enriquecera de conhecimentos sobre o Mestre Jesus e fizera grandes curas, sendo seu nome abençoado por tod0s. Ficou sabendo, também, que ele estava construindo uma igreja. Foi até lá e ficou radiante com o trabalho de Timóteo.

Nessa ocasião, a avó e a mãe de Timóteo pediram ao apóstolo para cuidar do rapaz, por algum tempo, uma uma vez que estavam de mudança para a Grécia. Ele aceitou e Timóteo passou a acompanhá-lo nas suas peregrinaçoes divulgando o Evangelho de Jesus.

Timóteo esteve com Paulo na Macedônia, em Éfeso, quando o apóstolo foi visitar a mãe de Jesus e em Jerusalém. Em Malta, na Espanha e volta a Asia com mensagens do apóstolo, que o considerava um médium de cura pela imposição das mãos, pocurando sempre incitá-lo na prática desse seu dom.

Paulo recomenda que ele seja perseverante na doutrina de Jesus e que lute contra os falsos profetas dos últimos tempos e o egoismo dos homens. Diz que deve se manter firme no que aprendeu e aceitou: as sagradas escrituras que, inspiradas por Deus, são úteis para instruir, refutar, corrigir e colocar justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário