segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Educação para viver


Se a criança que engatinha tenta enfiar o dedinho no buraco da tomada a mãe, carinhosamente, dá-lhe um tapinha na mão e diz:

-- "não faça mais isso, senão a mamãe te bate".

Quando ela for maior e tiver mais compreensão, esse processo educativo muda de forma. Se a criança mexer no ferro quente de passar roupa, a mãe não mais lhe bate, mas adverte:

-- "não mexa nisso senão você se queima".

Quando adulta, a antiga criança aprende que existem no mundo leis e valores que devem ser respeitados, para que não sofra consequências desagradáveis.

Evoluindo, foram os homens compreendendo melhor a vida e que para serem felizes devem respeitar as leis vigentes, as normas estabelecidas e evitar atritos com o próximo. Os dirigentes procuram estabelecer leis que atendam a todos, mas o atraso mental das pessoas cria no mundo uma situação que gera dor e sofrimento.

A ignorância e desobediência das leis de Deus de amor ao próximo, também geram dores e sofrimentos. As pessoas simples e ignorantes possuem um Deus antropomórfico que distribui bens a quem o ama e esquece os demais. Esses vêem em tudo a mão de Deus, independentemente da sua forma de viver. Quer dizer: se são ricos e felizes o são porque Deus quer, se são sofredores foram esquecidos por ele.

Por viver alheios às leis divinas irão sofrer as consequências advindas do seu desrespeito. Quando surgem essas dores voltam-se à religião esperando que Deus os perdoe e restitua o que perderam; desconhecem as razões anteriores, que as geraram.

Está se desenvolvendo, porém, uma nova classe de seres: os que crêem que uma inteligência suprema criou o universo, tudo o que ele contém e, através de leis invioláveis, o mantêm atuante. São as leis que, desrespeitadas, geram os sofrimentos.

A criatura não é mais um ser transitório, sofredor, mas entidade eterna, construindo-se em várias experiências que vive em diversas encarnações. Aprende que matando, será morta, ferindo será ferida. Não existe um Deus pessoa, que pune, mas é ela que se pune, desrespeitando as normas da vida.

Aprendeu que isso ocorre porque o ser humano não é somente um ser biológico, mas também um feixe de vibrações que atrairá para si o bem ou mal que haja feito. O ser cresce e ergue os braços aos céus num transporte de veneração a esse ser Maravilhoso que lhe deu não só a vida, mas a sublime ventura de construir-se a si próprio, cheio de ciência e sabedoria, num mundo fantástico, repleto de cores, formas e vibrações de alegrias sem par. E antevê, "projetando-se no futuro como um Deus" no dizer de Jesus de Nazaré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário